Pplware

Análise Bose Soundlink – Mobilidade Sonora

O tempo começa a ficar agradável para umas saídas ao ar livre e nada como levar a música atrás de nós. Com a nossa audioteca cada vez mais presente nos smartphones… falta mesmo quem a propague em alta voz. A sugestão que vos deixo hoje é a Bose Soundlink que tem a ambiguidade de ser excelente para o lazer e o acto profissional, quando este assim o exige.

Este equipamento é compacto, tem uma excelente qualidade e quando à autonomia está muito bem enquadrado com as necessidades de quem poderá usar um equipamento deste calibre.

Apresentação da Bose Soundlink

A Bose SoundLink Wireless Mobile Speaker é uma coluna de som estéreo compatível com qualquer dispositivo Bluetooth. A solução portátil ideal para o usufruir mais e melhor do seu iPod, iPhone ou iPad.

Os engenheiros da Bose desenvolveram novas tecnologias que permitem a reprodução de uma gama de frequências completa a partir de um único dispositivo compacto e portátil. O sistema combina quatro altifalantes de baixo perfil equipados com ímans de neodímio para a reprodução das frequências médias e agudas, com dois novos radiadores passivos montados em posições opostas e projectados com uma nova forma patenteada para uma reprodução rica e profunda dos sons graves.

A colocação das colunas em posições opostas anula as vibrações que tendem a surgir naturalmente na reprodução dos graves, transformando assim toda a energia em potência acústica. O equipamento é complementado com circuitos electrónicos sofisticados, incluindo os algoritmos de processamento digital de sinais da Bose, para a reprodução fiel e detalhada de cada instrumento a qualquer volume.

Com menos de cinco centímetros de espessura e o mesmo tamanho de um livro de bolso, a coluna pode facilmente caber numa bolsa de senhora, uma pasta de executivo ou numa mochila. Para uma instalação instantânea, a sua capa protectora desdobra-se e tem uma dupla função enquanto suporte que mantém a SoundLink em pé, numa posição de utilização ideal. Ao abrir a capa, o sistema está pronto a ser usado.

Uma bateria de iões de lítio integrada permite um funcionamento contínuo de mais de oito horas num volume de audição normal, ou mais de três horas no volume máximo.

Características:

Dimensões

Características

Conteúdo da caixa

Design

A Bose apostou em materiais que, expostos aos factores exteriores, possam dar garantias de durabilidade. Na construção deste equipamento a Bose usou materiais encontrados também na construção de automóveis, permitindo assim ter uma coluna resistente a quedas, poeiras, humidade e vento.

A coluna standard traz uma capa protectora cinzenta escura em nylon, bastante resistente, muito mainframe que se destaca em termos de linhas da versão premium que mostra um lado mais luxuoso da pele castanha escura. Um toque subtil a imitar os interiores de um automóvel com acabamentos em cromados. Muito bonito por sinal.

A área superior mostra um painel minimalista e compacto, embora tenha botões largos para uma utilização rápida e eficaz. Mantendo a coluna em pé, tal como deve estar para funcionar correctamente, podemos ver que temos à disposição o botão de ligar e desligar a coluna, o botão para comutar para o canal Auxiliar, o botão para ligar o Bluetooth, o botão Mute e os botões para aumentar e diminuir o Volume.

A parte de trás da coluna mostra uma entrada para um jack de 3.5mm para input auxiliar, um conector micro USB que serve para actualizar o firmware e a entrada para o transformador de energia. Será este o qual irá carregar a bateria de lithium-ion. Esta quando o equipamento nos chega às mão vem com uma carga de 50%, convém contudo proceder à sua total carga. Quando liga a coluna à corrente, esta emite um sinal sonoro, assim que fica pronta a ser utilizada. Sinal que também ouvirá quando esta estiver emparelhada com algum dispositivo.

Poderá notar que, ao contrario de outros equipamentos, este não traz controlo remoto, mas também é escusado, visto cada um dos equipamentos que se liga à coluna da Bose, poder ser o seu próprio controlo remoto.

A capa protectora serve para proteger a coluna, para ser desdobrada e servir de suporte, mantendo a coluna de pé e serve como Smartcover, que, ao fecharmos a capa, a coluna desliga-se. Bem aos estilo Apple. Ao abrir a capa, o sistema está pronto a ser usado.

Audio Performance

Este sistema, como referimos anteriormente, está bastante equilibrado em termos de repartição sonora. Inclusive o palco sonoro pode ser diferenciado em diversos momentos musicais.

O sistema de som combina 4 altifalantes de baixo perfil equipados com ímanes de neodímio para a reprodução das frequências médias e agudas, com dois novos radiadores passivos. Estes foram montados em posições opostas e projectados num formato patentado pela Bose, tornando a reprodução de som mais profunda, exaltando os sons graves e dando uma riqueza de pormenor ao som.

Emparelhar dispositivos é muito fácil. A SoundLink memoriza aos últimos 6 dispositivos emparelhados. Nos dispositivos com suporte Bluetooth A2DP (Advanced Audio Distribution Profile) é possível ouvir música e realizar outras tarefas tais com navegar na internet, enviar SMS, etc. Quando ligamos o SoundLink e um dos seis dispositivos já está próximo, como por exemplo um iPhone, como foi no nosso caso, ouve-se de imediato um sinal sonoro, que significa que o emparelhamento é reconhecido e o áudio está pronto para ser propagado.

No entanto, o Bluetooth permite apenas um emparelhamento de cada vez, daí o “emparelhamento” ter um prazo, não podemos iniciar o emparelhamento quando outro dispositivo já está conectado. Devemos primeiro quebrar o emparelhamento inicial antes que poder transmitir a partir de outro dispositivo. Esta quebra e sucessivo re-emparelhamento é feito pressionando o botão Bluetooth na área de cima.

Testamos o emparelhamento em vários dispositivos, nos smartphones foi muito simples e rápido, já no Mac OS X este teve “mais dificuldade” em ligar-se. Mas não tardou a permitir que o Bose Soundlink fosse o dispositivo de som do MacBook. E que som!

Graças a algum processamento do sinal digital, os alto-falantes não distorcem,mesmo no volume máximo. No entanto, isso significa que em particular nas frequências baixas, os puristas não vão gostar, há um som esculpido que se nota artificial em vários momentos. Seja como for quando utilizada para um efeitos casual, normal do som que temos no nosso computador ou smartphone, esta é uma coluna extraordinária.

Um aspecto que nos agradou foi que em níveis moderados de volume, o SoundLink produz um som rico, pois num registo mais alto, perdem-se os graves, estes ficam diluídos, o que não acontece num som moderado, onde os graves aparecem  bastante perceptíveis. Isso quase cria a ilusão auditiva que algumas músicas têm graves muito profundos… interessante comportamento… mas que se tentar aumentar o volume para um nível perto do máximo (o que no exterior é normal acontecer) esta característica deixará de a conseguir perceber.

Bluetooth vs. AirPlay

O AirPlay da Apple tem várias vantagens face ao Bluetooth em streaming. Faltam os artefatos de áudio que por vezes ocorrem nas frequências muito elevadas de fluxos Bluetooth. Dito isto, nenhum desses artefatos estão presentes no SoundLink da Bose. A vantagem real de AirPlay é, geralmente, um streaming mais pleno, sem interrupções. Este sistema da Apple como está inserido na rede WiFi também é mais rápido, quando um comando á dado num ecrã de um iPhone ou iPad. Aqui poderá ser uma desvantagem deste equipamento para outros existentes no mercado e que recorrem à nova tecnologia de propagação de aúdio via rede WiFi, o AirPlay.

Mas o Bluetooth tem a vantagem de permitir um leque maior de dispositivos, isto é uma grande vantagem para este equipamento, principalmente porque a portabilidade aumenta a sua área de acção. Qualquer sistema Android, Symbian, Windows Phone ou outro qualquer sistema operativo desktop pode usufruir deste equipamento. Portanto… há que por no prato da balança as verdadeiras necessidades para comprar um sistema ajustado a essas necessidades.

Veredicto

Este equipamento destina-se essencialmente a quem pretende um som limpo e genérico (vamos excluir daqui os puristas, audiófilos se ouvido apurado), de qualidade sem ter de olhar ao preço (isto porque existem no mercado muitas alternativas baratas… bem mais baratas). Não é um produto barato, a unidade em pele custa 350 euros e as unidades em nylon 299 euros, tanto mais quando está muitas vezes em causa a utilização em “modo recreativo”. Se é para uso profissional e não quer ficar mal servido, então tem aqui uma escolha equilibrada, tanto mais que o leque de dispositivos que fazem utilização desta tecnologia Wireless está a crescer.

O som numa sala é muito bom, como falámos anteriormente, num volume médio sobressai tanto a riqueza dos agudos como a profundidade dos graves, até dá para perceber o palco sonoro, mesmo que trabalhado de forma electrónica.

A qualidade do produto está acima de qualquer suspeição, tanto é que a marca Bose tem no seu historial grandes equipamentos e de som percebem eles, no entanto notamos algumas falhas na conexão aos equipamentos, nada que umas actualizações de firmware não resolvam. Fora isso… é um equipamento que se recomenda.

Queremos agradecer à Promais por nos ter cedido este equipamento.


Homepage: Bose Soundlink

Galeria de imagens:

 

 

 

 

 

 

 

 

Exit mobile version