A HP apresenta uma vasta gama de produtos e, durante algumas semanas, tivemos oportunidade de testar um dos seus tablets, o HP Slate 8 Plus.
Este tablet Android de 8 polegadas tem um design bastante interessante, tem suporte para redes 4G LTE e uma qualidade de som em stereo ideal para assistir a vídeos e jogar.
Conheça o HP Slate 8 Plus em pormenor.
- Reprodução de som em stereo
- Autonomia
- Suporte para redes 4G LTE
- Desempenho limitado pela RAM de 1 GB
- Relação qualidade/preço
Aspectos positivos
Aspectos negativos
Hardware e design
O tablet HP Slate 8 Plus tem um ecrã de 8 polegadas, com uma resolução de 800 x 1280 píxeis e vem equipado com um processador HiSilicon Balong V9R1 Quad-Core ARM Cortex-A9 a 1,6 GHz.
Este tablet Android, que vem com a versão 4.4.2, tem 1 GB de memória RAM e 16 GB de armazenamento interno, expansível através de cartão micro SD até 32 GB.
Pesa 350 grama e tem uma espessura de 7,95 milímetros (volume de 214,4 × 120,7 × 7,95 mm). Com estas dimensões, o HP Slate 8 Plus acaba por ser bastante ergonómico e fácil de transportar, tendo as dimensões que considero como óptimas para um tablet.
A construção é toda ela em metal, com a traseira com dois pormenores em plástico, sendo que um deles é removível e permite o acesso aos slots para cartão de memória e cartão SIM. A traseira inclui ainda a câmara de 5 megapíxeis.
Os botões de Volume e Power estão colocados na lateral direita, com o botão de Power acima, o que do ponto de vista prático, este não é o melhor local de acordo com o que é habitual na generalidade dos equipamentos. A maioria das vezes que liguei o tablet a tendência foi de carregar no sítio botão de Volume para o ligar.
Em cima encontra-se o jack de áudio de 3.5 milímetros e um microfone e, em baixo, a porta micro USB e outro microfone.
O ecrã de 8 polegadas está colocado entre duas colunas que reproduzem som em stereo. Apesar do som ser um pouco “metalizado”, com médios e agudos intensos (como seria de esperar de altifalantes desta dimensão) o stereo é bastante perceptível e agradável. A câmara secundária está colocada no canto superior direito do ecrã, juntamente com o sensor de proximidade, e conta com apenas 1 MP.
Na caixa
- 1 tablet HP Slate 8 Plus
- 1 cabo USB/microUSB
- 1 ficha para carregamento
- Manuais de instruções rápidas
Especificações completas
-
Ecrã
- IPS 8″, resolução 800 x 1280 píxeis
-
Processador
- HiSilicon Balong V9R1 Quad-Core ARM Cortex-A9 a 1,6 GHz
-
Sistema Operativo
- Android 4.4.2 (KitKat)
-
Memória
- Memória RAM: 1 GB
- Memória interna: 16 GB
- Memória externa: cartão microSD até 32 GB
-
Câmara
- Principal (traseira): 5 MP
- Secundária (frontal): 1 MP
-
Funcionalidades adicionais
- Lupa, Bloco de Notas, Gestor de Transferências, calculadoras, gravador de som
- Box, HP Connected Photo, Kingsoft Office, Guias de utilizador
- Temas
-
Sensores
- Luminosidade e acelerómetro
-
Dimensões e peso
- 258,5 x 173 x 9,9 mm, 650 g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n
- Bluetooth® 4.0 (LE)
- USB: microUSB v2.0
- LTE
-
Bateria
- 1 célula, 18,3 Wh
-
Cores
- Prateado
-
Preço
- 300,56€ (preço médio no KuantoKusta)
HP Slate 8 Plus em vídeo
Ecrã
O HP Slate 8 Plus tem um ecrã IPS de 8 polegadas com uma resolução HD de 800 x 1280 píxeis. A resolução é suficiente para uma boa visualização de diferentes conteúdos multimédia, ou até mesmo jogos, contudo, os ícones relativos a aplicações que não as próprias do Android não têm a definição devida, resultado de uma adaptação forçada pelo sistema de temas que está disponível nesta versão.
A sensibilidade do ecrã não é a melhor e é notória alguma falta de fluidez de movimentos desejada num equipamento do género, ainda assim, a capacidade de resposta ao toque é boa.
O brilho do ecrã e a reprodução de cores são bons mas peca um pouco pelo contraste conseguido. Na utilização à luz solar directa a visualização é a razoável para este tipo de equipamentos.
Software
O HP Slate 8 Plus vem equipado com o Android na sua versão 4.4.2, sendo que desde Julho de 2014, quando foi lançado, já sofreu actualizações de software, uma vez que foi lançado com a versão 4.2.2.
Traz consigo o conjunto de aplicações Google comuns, um conjunto de ferramentas que inclui Calculadora, Gestor de Transferências, Lupa, Bloco de Notas, o Evernote e ainda gravador de som.
Além do mais, vem com aplicações de produtividade colocadas pela HP, nomeadamente, Box, HP Connected Photos, Kingsoft Office e Guias de Utilização.
O Tema do Andoid pode também ser alterado graças ao conjunto de temas disponíveis.
O seu desempenho, infelizmente, está claramente comprometido pela memória RAM de apenas 1 GB e é notada principalmente na navegação no browser, na transição entre aplicações e em jogos.
Fotografia, vídeo-chamada e som
A câmara principal deste tablet conta com 5 megapíxeis e com diferentes modos de captura e funcionalidades, mas não tem flash LED. Permite assim capturar fotografias em modo Normal, Inteligente, Embelezar, HDR, Panorama, Filtros, Nota de Áudio, Controlo de Áudio, Melhor Fotografia e Marca de Água.
Depois permite detecção de objectos, de sorrisos, foco automático e manual, toque no ecrã para capturar e muito mais.
A câmara frontal de 1 megapíxel servirá essencialmente para vídeo-chamadas, ainda assim permite a captura de imagens e até tem uma funcionalidade que faz com que as selfies fiquem com olhar “perfeito”, pois a atenção do utilização é desviada para o canto superior direito do tablet de forma a que o olhar fique direccionado para muito próximo da câmara e não para o centro do ecrã.
O som é transmitido em stereo através de duas colunas colocadas na frente do HP Slate 8 Plus (fazendo até lembrar os smartphones da HTC). A qualidade é bastante boa e o resultado final é agradável. Ainda assim, a qualidade não impressiona.
Em vídeo-chamada, através do Skype e do Hangouts, foram mantidas conversas com a qualidade exigida num equipamento do género.
Considerações finais
O facto de ter apenas 1 GB de RAM é decisivo para o seu desempenho que se reflecte em alguma lentidão na transição de aplicações, na navegação na Internet e até mesmo ao fecho inesperado de aplicações por utilização de demasiada memória.
Tendo em conta este factor, e apesar do design de de outras características muito boas, o preço médio de 300 euros a que se encontra à venda em Portugal acaba por ser um pouco desajustado.
Em termos de autonomia, o tablet recebe um ponto positivo, já que foram conseguidas cerca de 7 horas de utilização intensiva (tal como a análise o exige), ainda mais do que o que a marca refere. Com consulta de e-mail, navegação no browser, consulta de redes sociais, jogos e visualização de vídeos no YouTube, ou seja, cerca de 1/2 horas de utilização diária, foi possível utilizar o tablet durante 5 dias, sem preocupações com a bateria.
O Pplware agradece à HP a cedência do tablet HP Slate 8 Plus para análise.