Pplware

Análise ao smartphone UMI C1

Um smartphone robusto por apenas 119,90 €.

O mundo dos smartphones tem cada vez mais variedade, oferecendo aos utilizadores um vasto leque de opções para todos os gostos e, sobretudo, todas as carteiras!

As grandes marcas têm ficado um pouco ‘ofuscadas’ por marcas, até então, desconhecidas, mas que vêm conquistando terreno aos poucos e poucos.

Nesse sentido, o nosso leitor Ricardo Pereira adquiriu o smartphone UMI C1 e partilhou connosco esta pequena análise.

Na caixa

A acompanhar o UMI C1 vêm os seguintes acessórios:

Design e características gerais

O design do Umi C1 é atractivo e acaba por ser um smartphone bastante ergonómico faces às suas dimensões que contam com 7,9 milímetros de espessura e 160 gramas de peso.

A construção é em metal, sendo que a estrutura principal tem um processo de polimento de 36 horas. A capa traseira (removível) é em plástico rígido e, à primeira tentativa, poderá ser bastante complicada de remover, dando acesso directo à bateria de 2430 mAh e slots de Cartão SIM, Micro SIM e Micro SD.

Do lado direito, na lateral, vêm os botões de Volume, no esquerda o de Power, em cima encontra-se o jack de áudio de 3.5 mm e a porta microUSB, e em baixo encontra-se o microfone.

anterior próxima
Na frente, em baixo, encontram-se os botões tácteis de Menu, Home e Retroceder e em cima os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante, a câmara de 3,2 megapíxeis e o LED de notificações.

Na traseira vem a câmara de 13 megapíxeis com LED Flash, no meio o símbolo da marca e, abaixo, encontra-se o altifalante.

Especificações gerais
  • Ecrã: HD LTPS LCD de 5.5″ 1280 x 720 píxeis (~267 ppp)
  • Processador: MT6582 ARM Cortex A7 Quad-core a 1.3 GHz
  • Memória RAM: 1 GB
  • Armazenamento Interno: 16 GB
  • Sistema Operativo: Android 4.4.2 KitKat (Não atualizável)
  • Câmara Principal: 13 MP
  • Câmara secundária: 3.2 MP
  • Cartão SIM: 2G: GSM 850/900/1800/1900 MHz; 3G: WCDMA 850/2100 MHz
  • Conectividade: Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth v2.0, Hotspot, Transmissão deEcrã,
  • Dimensões: 154.5 x 76 x 7,9 mm
  • Peso: 160g
  • Bateria: 2430 mAh
  • Preço: 119,90 €

Sistema operativo e interface

O UMI C1 vem com Android 4.4.2 e apresenta algumas alterações a nível de interface, mantendo-se igualmente simples e intuitivo.

Câmara

A câmara fotográfica principal é bastante razoável, sendo ela composta por lentes da Sony e sendo espectacularmente rápida na execução de fotos.

Conta com 13 megapíxeis e funcionalidades são muito básicas como o foco automático e manual, HDR, geo-referência e permite capturas a 4608 x 2592 píxeis.

Considerações Finais

O UMI C1 revelou-se um smartphone com bom desempenho tendo em conta a gama onde se insere e o seu preço. A autonomia (ainda não testei o suficiente), mas posso dizer que com uma utilização normal, navegação na Internet via Wireless e pouco mais, não dando um uso “abusado”, chega a um dia e meio.

Pontos mais positivos:

Pontos mais negativos e defeitos:

Para um Smartphone tão barato, seria de esperar pior. O único defeito que encontrei foi no vidro do ecrã, que de cima abaixo tem um efeito de linhas (verticais), linhas essas que só são vistas aquando do ecrã desligado.

O design, a velocidade, a possibilidade de utilização de dois cartões SIM e cartão Micro SD até 32GB e a capa traseira removível são os grandes aspectos positivos deste smartphone Android.

Como curiosidade comparativa, aqui fica, lado a lado o UMI C1 vs Samsung Galaxy S5:

Muito ao estilo do iPhone, este é mais um dos inúmeros smartphones pouco conhecidos que começa a ter destaque devido relação qualidade – preço. Um smartphone bem pensado e com um hardware que se distingue por uma construção bastante rígida e robusta!

Qual a vossa opinião em relação ao UMI C1?

Exit mobile version