Tão depressa como chegou, como tão depressa terminou, o Moche XL eSports parece que passou a correr. A maior competição de eSports a decorrer em Portugal já terminou e, em dois dias de festival, não deixou ninguém indiferente.
O Pplware esteve presente e deixa-vos um cheirinho do que viu por lá.
Foram dois dias absolutamente surreais, tal a dimensão do evento e principalmente, tal a adesão dos portugueses. Milhares de fãs de gaming dirigiram-se no passado fim de semana até ao Altice Arena para celebrar a sua paixão pelos videojogos e fazer do Moche XL eSports, um estrondoso sucesso. Mais de 20.000 visitantes estiveram fisicamente no evento enquanto que através dos diversos sistemas de streaming, mais de 1 milhão se ligaram para ver os diversos torneios. Realmente, para um país como Portugal, trata-se de números absolutamente estratosféricos.
E tal como tivemos ocasião de aqui ver e podem ver de seguida, motivos de interesse não faltaram.
Para receber o evento o Altice Arena foi dividido em zonas temáticas. À entrada, e como tem vindo a ser normal noutros eventos, encontravam-se os típicos spots de “comes e bebes” assim como algumas lojas de merchandising e acessórios. Depois havia tudo o resto. Desde o grande anfiteatro onde decorreram as competições de CS: GO, passando pelo mini-estádio de futebol onde decorreu a competição de FIFA, não esquecendo o anfiteatro de LOL (com o patrocínio da Gillette) e as zonas de experimentação de jogos, até aos expositores da Huawei (onde se encontrava o brutalissimo P20 Pro), havia pontos de interesse e de passagem obrigatória para todos os gamers.
Por outro lado as principais marcas patrocinadoras aderiram em força ao evento e todas elas com muito material, merchandising e … jogos. Marcas como a Lenovo, Randstad, MEO, Toshiba (que levou Tekken a jogo), Omen, Samsung (que levou o seu novo OLED Gaming Monitor curvo), RTP, Republic of Gamers, Mercedes-Benz, Globaldata marcaram presença. A FNAC esteve presente com uma zona de experimentação VR e com o tradicional stand de vendas.
Quanto a jogos disponíveis para experimentação tornou-se óbvio que o jogo do momento é, sem dúvida, Fortnite. Por exemplo, o stand da Lenovo (Legion) tinha mais de 20 portáteis a correr o jogo. A própria zona da Playstation 4, além de Rocket League, FIFA 18, Call of Duty: WWII ou God of War, também apresentava um grande número de consolas com o jogo. Ainda por terras da Playstation 4, também GT Sport foi um dos reis da festa e os simuladores que se encontravam disponíveis foram muito requisitados. E… claro está o VR também marcou presença com o PS VR e o CoolPaint VR.
Clash Royale ainda mantém a chama bastante acesa e o vício continua, pelo menos tendo em conta a quantidade de espetadores que a sua arena apresentava em cada torneio.
Contrariamente ao que se esperava, a Microsoft também esteve presente no Moche XL eSports e apresentou variadas consolas Xbox One X, que mostraram todo o seu “poder de fogo” ao rodarem FIFA 18, Call of Duty: WW II, PUBG e … claro está … Fortnite.
A Nintendo, não deixou de marcar presença no Moche XL eSports e levou até ao certame, jogos como Breath of the Wild, Mario Kart e o inevitável Splatoon 2.
No entanto, o prato forte do evento foram as diversas competições de eSports que aí decorreram.
Uma das mais disputadas e também mais entusiasticamente acompanhadas por milhares de fãs foi a de CS: GO que colocou frente a frente os Hellraisers contra os brasileiros do SK Gaming. Para quem esteve presente, há poucas palavras para descrever o que se passou no Altice Arena na zona do pavilhão dedicada à final tão esperada. Até o hino nacional se cantou a alta voz (ou não estivéssemos em Dia de Portugal) e até a famosa Hola (onda mexicana) passou pelas bancadas do Altice com os telemóveis a fazerem um efeito memorável. Resta dizer que o confronto de titãs entre os Hellraisers e SK Gaming foi renhido e bem disputado caindo a vitória para o lado dos SK.
Entretanto, pouco antes decorreu a final de FIFA 18, entre Godiiiinho (António Godinho), dos OFFSET Esports e Rastartur do Sporting Clube de Portugal. A vitória pendeu a favor de Godiinho!
Também a final de LOL atraiu largas dezenas de espetadores, e colocou frente a frente as equipas dos Mad Lions (espanhola) e dos K1ck (portugueses). Os favoritos Mad Lions não deixaram os seus créditos em mãos alheias e levantaram a taça no final.
João Epifânio, Chief Sales Officer B2C da Altice Portugal, referiu que “este fim-de-semana o MOCHE fez história com a realização do maior evento de eSports da península ibérica. O Gamming e os eSports em Portugal serão diferentes após a realização deste MOCHE XL ESPORTS by Huawei. E o MOCHE demonstrou mais uma vez que é uma marca visionária com uma capacidade impar de comunicar com as gerações mais jovens que procuram coisas diferentes. Temos de nos saber transformar e ser capazes de conhecer o consumidor de hoje e do futuro. E depois do sucesso desta primeira edição, em 2019 estaremos de novo aqui com ainda mais animação, ainda mais ambição e ainda mais espetáculo”.
Com o sucesso obtido pelo Altice Moche XL eSports foi já confirmada a existência de um Moche XL eSport 2019.