Pplware

Microsoft trouxe a Lisboa o evento Transforming With the Cloud

No passado dia 27 de Janeiro a Microsoft organizou em sua casa o Transforming with the Cloud, uma iniciativa divulgada a nível mundial. Incorporada num evento global chamado Azure Days, que ocorreu em todo o mundo para promoção, divulgação e instrução da suite cloud da marca. Obviamente a Microsoft não deixou Portugal de fora e o Pplware foi espreitar como as coisas estavam a correr pelo Parque das Nações.

E que evento por parte da Microsoft! No dia 26, o evento aconteceu num âmbito mais interno, com ice breaking games, como forma de semear o interesse do serviço de cloud Azure.

O Main Event, começou bem cedo no dia 27 com um welcome coffee às 8h30 e pouco depois das 9h a fantástica conferência dada por Eduardo Kassner alusiva ao tema. Este explicou de forma muito desconstruída como a cloud já tinha mudado o nosso mundo e como poderia mudar ainda mais. Primeiramente sem abordar o caso concreto do Azure, Kassner deu exemplos práticos e depois explicações um pouco mais técnicas do quão fácil, rápida e vantajosa é a Cloud para nós.

Quais são as vantagens desta Cloud?

Rapidez: tudo funciona mais rápido. Não é o facto do Azure ser mais rápido que outros serviços de Cloud, mas sim o facto dos serviços de Cloud se encontrarem à distância do mundo online. Esta distância torna a realização de tarefas muito mais rápida e eficiente.

Escala: Azure, a um ritmo alucinante. Com a criação de 10 Datacenters por ano, a Microsoft permite que haja cada vez mais espaço para todos os clientes.

Economia: pagar só o que se consume. Nem sempre a nível económico o azure é a melhor opção à partida mas se pensarmos que podemos desligar a infraestrutura ao final do dia e voltar a ligá-la de manhã, ou seis meses depois, torna-se um ponto fulcral e pouco comum nas clouds de hoje em dia.

anterior próxima

Os parceiros Microsoft que usam o Azure

A segunda parte do evento foi a apresentação dos parceiros e a forma como eles disponibilizam soluções para a transformação digital. A Microsoft conta com parcerias com a Barracuda, Citrix, loqr, OutSystems, InnoWave Technologies e a Isgreen. Todos eles explicaram como têm vindo a desenvolver projectos sobre a plataforma, a nível de segurança, da internet das coisas e de aplicações a nível empresarial. Entre estes projectos estão por exemplo, o desenvolvimento ágil de software, a internet das coisas seja para gestão dos sensores dos dispositivos e/ou monitorização dos mesmos, o Multifactor authentication, outros níveis de autenticação como soluções biométricas. Tudo isto são projectos que trabalham com a estrutura do Azure.

Por último, mas não menos importante, o evento acabou com uma pequena sessão de networking acompanhada de um almoço. O facto de haver preocupação com estes pequenos pormenores, em promover estas sessões de networking, é o que faz com que a microsoft se destaque de outras empresas. Foi então possível a todos os participantes deste evento ficar a conhecer o trabalho dos restantes e também promover relações que possam vir a ser importantes para o futuro.

Paulo Mena, do departamento de Marketing na área da Cloud, que tão simpaticamente esteve connosco à conversa, referiu que essencialmente este evento pretendia potenciar que todos os colaboradores da Microsoft se tornassem a cara do produto e porta-vozes do azure em toda a sua extensão. Este confessou-nos ainda que embora a mentalidade em relação à Cloud seja um pouco retrógrada, este começa a mudar e deixa de haver tanta desconfiança nas organizações nas recentes.

anterior próxima

Paulo disse nos também que  era agora estratégia da microsoft sempre que se fala em cloud, falar-se em segurança, garantindo todas as certificações, mesmo a nível governamental e que façam com que as empresas fiquem mais convictas em movimentar-se para a Cloud. Ao nível dos produtos, também eles foram adaptados para que as informações colocadas no Azure sejam única e exclusivamente controladas pelo respectivo administrador, usando o mecanismo always encrypted. Este mecanismo permite aos clientes encriptar dados dentro de uma Cloud sem nunca revelar os dados de encriptação à mesma.

O Azure é assim mais uma pedra assente na Microsoft, uma forte bandeira que a marca carrega, mais no mundo empresarial, como é de esperar.

Exit mobile version