O momento pelo qual os fãs da Xiaomi esperavam há anos, sobretudo desde que em Espanha abriu a primeira Mi Store, havia sempre uma pergunta recorrente. E para quando em Portugal? O dia chegou a 1 de junho de 2019 e o Pplware esteve in loco para lhe trazer todas as novidades da marca conhecida pelos seus smartphones Android muito competitivos.
Com efeito, além de ficarmos a conhecer a primeira loja oficial, perscrutamos também o futuro da Xiaomi.
Em solo luso, numa das maiores artérias do Porto – n.º 120 da Rua Sá da Bandeira, nada nos preparava para a fila de fãs que bem antes das dez da manhã já marcava lugar. Com efeito, destacamos o exemplo do fã n.º 1 da Xiaomi que desde as 5 da madrugada estava à frente da loja. No final, um grande sorriso iluminava-lhe o rosto.
Acompanhamos a abertura da 1.ª Mi Store em Portugal
O clima foi de entusiasmo e notória euforia, além da natural antecipação. Ao mesmo tempo, vimos vários transeuntes curiosos, bem como os fãs mais dedicados à Xiaomi. Tudo isto mesmo antes de entrarmos no n.º 120 da Rua Sá da Bandeira. Foi aí, no coração do Porto que a fabricante chinesa decidiu fazer a sua casa.
Tal como demos a conhecer na publicação imediata, vimos várias centenas de fãs esperando pela sua vez para entrar na Mi Store. Já pelas 11 horas da manhã cortou-se a fita inaugural e com vários gritos de felicidade trocaram-se cumprimentos, eternizados em fotos. Aí, observei, gravei e devo dizer que gostei do que vi.
A fila alongou-se até bem depois das onze, ao passo que os primeiros consumidores já saíam da loja. Ao mesmo tempo, vimos uma equipa de colaboradores preparados e com vontade de acolher os visitantes e potenciais clientes. Foi, desse modo, uma experiência muito agradável e num clima extremamente simpático.
Gadgets, smartphones Android e IoT
“Há Xiaomi para todos”, ouvia-se um colaborador a dizer em tom jovial. O cliente, ou amigo, estava entretido com as prateleiras cheias. Mas entenda-se, não é uma grande superfície, mas em todos os seus metros quadrados alberga uma boa seleção de gadgets tecnológicos, bem como smartphones e IoT.
No entanto, para já não temos as TVs Xiaomi, ainda que a hipótese paire no ar. Já, por outro lado, temos todo o tipo de gadgets, da famosa Mi Band aos auriculares e até canetas. Ou guarda-chuvas, powerbanks, ferramentas, eletrodomésticos, purificador de ar, panelas para cozer arroz e robôs aspiradores. Há de tudo um pouco.
Escusado será dizer que todos os seus principais smartphones Android estavam em exposição. Desde o mais modesto Redmi Go, até ao audacioso Xiaomi Mi MIX 3. Todos eles à venda com preços razoavelmente competitivos. No entanto, durante as primeiras semanas temos uma campanha de descontos especial.
Assistência, garantia e reparação garantida pela Xiaomi
Há, acima de tudo, a garantia e assistência pós-venda com a possível reparação a ser feita em Portugal. Aliás, de acordo com os representantes, o parceiro que fornece a assistência técnica não está muito afastado do Porto. Tudo isto, espera a Xiaomi, convencerá ao consumidor a visitar e a optar pela sua Mi Store.
É, portanto, sobretudo com a garantia, a assistência e confiança incutida no consumidor que a marca justifica a preferência pelas superfícies físicas. Já, por outro lado, os preços são competitivos, ainda que existam, por vezes, outros valores mais tentadores online. No entanto, a Xiaomi está ciente disso mesmo.
Até ao final de 2019 teremos uma página ou sítio na internet oficial da Xiaomi. Por outras palavras, um website Mi.pt. Já em 2020 teremos uma loja oficial online da Xiaomi, uma Mi Store.pt. Informações avançadas por Andrew Wong, Country Manager da marca no nosso país, mas há muito mais já a ser planeado.
Teremos, certamente, uma segunda loja em Lisboa, ainda que o sítio exato não seja conhecido. Além disso, contamos com uma superfície maior, em área, na região Norte. Tudo isto para frisar o grande entusiasmo do representante da marca perante tão calorosa receção do público.
A próxima Mi Store será inaugurada em Lisboa
Fala-se no verão e talvez com vista para o Tejo. No entanto, para já as certezas são inexistentes quanto à localização exata da segunda loja em Portugal. Até lá, podemos aproveitar os preços especiais, até 17 de junho na Mi Store do Porto, sobretudo nos seus smartphones Android.
Por fim e numa nota pessoal, foi um evento muito positivo. Há, sem dúvida, um núcleo duro de fãs da Xiaomi, além de uma boa energia emanada pela marca e por quem lhe dá corpo em Portugal. Se voltaria a esta Mi Store mesmo sem ser para comprar novos smartphones Android? Sim, sem dúvida.
Teremos, futuramente, mais drones, mais brinquedos e mais produtos para o lar. Além disso, teremos uma crescente aposta no IoT e isto diz-nos que a Xiaomi quer implementar em Portugal o seu ecossistema. Isto mesmo foi expressado por Andrew Wong (abaixo, ao centro).
Há uma família de produtos desta empresa, bem além dos seus smartphones Android. Aliás, podemos encontrar até mesmo um guarda-chuva Xiaomi. Ou uma caixa de ferramentas, e se precisar de toalhas para o lar, sim, também há nesta Mi Store. E um fervedor de água? Claro, também la estava.
Do lar, aos smartphones, à internet das coisas. Fui lá, acompanhado, mas de mente aberta e sem expectativas de maior, devo dizer que voltei impressionado.
Leia mais…