O Web Summit é um dos eventos de tecnologia e empreendedorismo mais importantes da Europa. Decorre em Dublin, na Irlanda, desde 2010, mas tal poderá vir a mudar. Lisboa é finalista para acolher a edição de 2016. Será que vai conseguir?
A organização da Web Summit esteve, neste mês, agosto, reunida com o vice-primeiro-ministro português, em Lisboa. Já há um movimento para convencer a organização de que Lisboa é o local ideal para ocorrer a edição de 2016.
Tal movimento denomina-se Let’s bring the Web Summit 2016 to Lisbon e, em apenas 3 horas, o grupo do Facebook atingiu mais de 400 pessoas. No momento em que estou a escrever, já conta com cerca de 1800 pessoas. A startup portuguesa Ship é quem está na vanguarda deste movimento.
Uma hashtag já foi criada – #LXwebsummit16 –, podendo agora ser utilizada para participar no movimento através das redes sociais Facebook e Twitter.
Tudo isto começou com um artigo onde foram explicadas 7 razões que pelas quais Lisboa deve acolher a Web Summit 2016. Uma das razões é o facto da startup portuguesa Codacy ter vencido a Web Summit 2014, em Dublin.
Na edição deste ano, novamente em Dublin, a organização espera 30 mil participantes e ainda 800 oradores. Entre eles espera-se Ed Catmull, presidente dos estúdios de animação Pixar e Mike Schroepfer, diretor de tecnologia da Facebook.
Quem está a conduzir o processo de candidatura de Lisboa a palco deste evento é o secretário de Estado da Economia, Leonardo Mathias, que ainda afirmou que a avaliação das propostas inclui o número de camas em hotéis em cada cidade, voos disponíveis e as ligações entre cidades a empresários, startups e empreendedores.
“Nós estamos a enviar as propostas à organização do Web Summit, mas a ideia é que isto chegue organicamente, porque a comunidade de startups em Lisboa é muito forte. Temos estado a falar com todos os players”, explica Maria Almeida.
Quer ver a Web Summit 2016 na maravilhosa Lisboa? Está à espera de quê? Se ainda não o fez, junte-se ao movimento no Facebook ou no Twitter e convença a organização!