Pplware

Os números do ano de 2017 da Nintendo

Agora, que 2017 já faz parte do passado, uma das sensações predominantes é que se tratou de um bom ano para os lados da Nintendo.

A Nintendo revelou agora alguns números que transformam essa sensação em valores concretos.


Segundo os relatórios de contas revelados recentemente pela marca nipónica e referentes ao último quadrimestre, a companhia apresentou receitas na ordem de 7,9 biliões de dólares no ano passado, o que, segundo o comunicado, representa um aumento de 175.5% em relação ao período homólogo.

Tatsumi Kimishima, Presidente da Nintendo revelou que “Durante este primeiro ano, fomos bem-sucedidos com as vendas da Switch em particular, a clientes que gostam de videojogos,” adiantando ainda que “Agora, a partir do 2º ano temos de conseguir expandir estes números a consumidores que não sejam tipicamente gamers“, abrindo assim a porta a uma maior espetro de clientes e quem sabe, antecipando uma maior multi-diversidade de oferta dos seus serviços.

Seja como for, este aparente sucesso da Nintendo não é particularmente difícil de explicar. Se por um lado, 2017 viu o nascimento da nova consola Nintendo, a Switch, por outro assistiu também ao lançamento de vários jogos que tiveram números de vendas bastante positivos.

Falo concretamente de jogos como Super Mario Odyssey com 9 milhões de unidades vendidas, logo seguido de Mario Kart 8 Deluxe (7 milhões), Zelda: Breath of the Wild (6 milhões), Splatoon 2 (perto de 5 milhões), 1-2 Switch (quase 2 milhões), Arms (1,5 milhões) e Xenoblade Chronicles 2 (1 milhões).

Nintendo Switch

A Nintendo Switch foi sem dúvida alguma, uma das grandes impulsionadoras dos valores recentemente revelados pela marca japonesa. Lançada em março do ano passado, a nova consola Nintendo, cedo deu indicações de que iria trazer algo de novo aos gamers de todo o Mundo e que iria, de certa forma, revolucionar o conceito de jogar em casa.

A Switch é uma consola híbrida, ou seja, nem é uma consola estritamente portátil, nem é uma consola meramente “de casa”. Graças às suas capacidades mobile, é uma acompanhante de luxo para ser levada para todo o sítio e assim manter o jogador ligado aos seus jogos e afins.

Segundo os números divulgados pela marca japonesa, a Nintendo vendeu em pouco menos de 10 meses, mais de 14,5 milhões de unidades de Nintendo Switch em todo o Mundo (cerca de 7 milhões só no derradeiro quadrimestre de 2017). São números bastante positivos, especialmente se tivermos em consideração que a Nintendo Wii U em pouco menos de 5 anos vendeu 13 milhões. Seja como for, a Wii, lançada em 2006, ainda mantém uma posição de destaque, tendo vendido mais de 20 milhões de consolas durante o primeiro ano, atingindo os 100 milhões até aos dias de hoje.

Agora, as expetativas da Nintendo apontam no sentido de atingir as 17 milhões de unidades vendidas até final de março deste ano e 20 milhões em 2019.

Não nos podemos esquecer ainda que as expetativas iniciais de Kimishima apontavam para as vendas de 10 milhões de Nintendo Switch até ao Natal do ano passado. Valor esse que ultrapassou os 12 milhões.

Relativamente ao presente e futuro imediato, parece que as coisas continuam a correr de feição para a Switch. Continuam a surgir jogos de qualidade com uma grande variedade dando uma clara ideia de que 2018 vai conseguir manter a linha de crescimento sustentado da consola e do seu cardápio de jogos de valor.

Numa perspetiva mais a longo prazo, contudo, ainda existe alguma neblina no horizonte que impede uma visão clara, mas acreditamos que a Nintendo e os seus parceiros continuarão a pressionar alto e a manter a consola viva e com interesse crescente.

E vocês? Qual a vossa opinião acerca destes números da Nintendo e da Switch agora revelados?

Nintendo Switch

Exit mobile version