Pplware

Afinal a rede Wi-Fi da PT não falhou na Web Summit

Actualização: A Vodafone emitiu um esclarecimento relativo à falha apontada ao seu serviço.

Começou ontem aquele que é considerado o maior evento de tecnologia, inovação e empreendedorismo da Europa, o Web Summit. Este evento, que reúne startups e investidores de todo o mundo, irá realizar-se em Lisboa durante os três próximos anos e este ano são esperados 53 mil participantes.

A sessão de abertura deixou de fora do Meo Arena 3000 pessoas e ficou marcada também por uma falha geral na rede Wi-Fi… que afinal não aconteceu!

O Meo Arena encheu rapidamente, não havendo espaço para todos os que pretendiam assistir ao evento de abertura. Ao todo, cerca de 15 mil pessoas assistiram dentro do Meo Arena e 3000 acompanharam o streaming no ecrã colocado no exterior.

O presidente executivo e fundador da Web Summit, Paddy Cosgrave começou por referir que era importante que as pessoas tivessem chegado mais cedo mas, para compensar, pediu a todos que pegassem no smartphone e fizessem um streaming, via Facebook, para amigos e familiares de todo o mundo.

Para isso Cosgrave começou por exemplificar como fazer ‘live streaming’ via Facebook… só que nada aconteceu e a culpa seria da rede (a “rede”, que foi um dos factores que contribuiu para a mudança do Web Summit da Irlanda para Portugal). Cosgrave referiu então que tentaria mais tarde.

Numa nova subida ao palco, Cosgrave voltou a arriscar um ‘live streaming’ e desta vez com sucesso. Nesse momento, o fundador da Web Summit pediu um aplauso para a operadora de telecomunicações Portugal Telecom, que é a responsável pela infraestrutura de comunicações Wi-Fi. Mais tarde Cosgrave revelou que afinal na primeira tentativa estava ligado à rede Vodafone.

Segundo dados avançados antes do evento, a infraestrutura da PT permitirá concentrar em simultâneo o número de pessoas e de dispositivos previstos para o evento: 50 mil e 150 mil, respectivamente.

Para além do Parque das Nações, as zonas onde decorrerão acções associadas ao evento, como o Night Summit com palco no Cais do Sodré e no Bairro Alto, terão reforçada a rede móvel do MEO, com vista a garantir a melhor experiência de comunicação e troca de dados entre os milhares de pessoas esperadas em Lisboa.  

Actualização

A Vodafone emitiu um esclarecimento à falha apontada ao seu serviço durante a abertura da Web Summit.

A sessão de abertura do Web Summit ficou marcada por uma falha técnica que impossibilitou o seu fundador de realizar uma demonstração. Na ocasião, Paddy Cosgrave estava ligado em Wi-Fi, tal como o vídeo oficial do evento comprova.

Como é do conhecimento público, a Vodafone não é o operador responsável por assegurar as comunicações do Web Summit. Assim, os problemas técnicos que se verificaram durante a ligação em Wi-Fi não podem, em qualquer circunstância, ser imputados à Vodafone.

A referência à Vodafone visível no ecrã do telemóvel de Paddy Cosgrave diz respeito à rede móvel em que o equipamento estava registado. No entanto, na altura da demonstração, o fundador do Web Summit estava a utilizar a rede Wi-Fi disponível no local do evento. Importa reforçar que sempre que o Wi-Fi está ligado, a utilização de dados nunca é feita pela rede móvel na qual o telemóvel está registado.

A Vodafone reforçou a sua rede de forma a garantir a entrega de um serviço de elevada qualidade aos visitantes deste evento, tal como sempre acontece, e mantém uma monitorização constante da performance da mesma, a qual tem apresentado elevados níveis de excelência.

Além do comunicado, a Vodafone partilhou um pequeno vídeo que mostra que está a ser utilizada a rede Wi-Fi durante a tentativa de transmissão de vídeo.

Exit mobile version