Com o universo das criptomoedas a crescer e a evoluir, também aumentam as oportunidades e, infelizmente, os riscos. É essencial estarmos atentos às boas práticas para proteger o nosso investimento e, acima de tudo, a nossa segurança financeira. O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) deixa algumas dicas.
Criptomoedas são formas de dinheiro digital baseadas em criptografia que funcionam de maneira descentralizada, sem a necessidade de intermediários como bancos ou governos. A tecnologia blockchain (ou cadeia de blocos), permite transações seguras, transparentes e registadas publicamente.
Dicas para se manter seguro no mundo das criptomoedas
- Desconfie de ofertas demasiado boas: se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é. Promessas de retornos exorbitantes num curto período de tempo devem ser um alerta.
- Verifique a autenticidade das comunicações: ao receber e-mails, mensagens ou SMS sobre investimentos, confirme sempre se a origem é confiável.
- Pesquise a reputação da marca: antes de tomar qualquer decisão, pesquise informações, opiniões de especialistas e de clientes;
- Cuidado com abordagens inesperadas: se alguém entrar em contacto através das redes sociais com uma proposta de investimento, desconfie;
- Registe todas as transações: ao realizar qualquer transação financeira, mantenha um registo detalhado, isso não só ajuda a controlar os seus investimentos, como também é essencial para uma queixa, em caso de irregularidades.
No mundo das criptomoedas, a informação é a sua melhor aliada. Mantenha-se ciberseguro!