Pplware

Vacinação para prevenção de HIV-1 – Momento histórico?

Por Luís Fontão para o Pplware Apesar das notícias preliminares de há várias semanas atrás, recentemente saiu o artigo completo sobre o estudo da vacinação para a prevenção da infecção por HIV-1. Os resultados desta investigação e as perspectivas que dela se abrem, podem ser um marco histórico, tão importante como o aparecimento do mesmo vírus.


Afinal que estudo foi este?

Decorreu nas províncias de Rayong e Chon Buri, na Tailândia, onde se voluntariaram cerca de 16 mil pessoas, homens e mulheres entre os 18 e 30 anos, aparentemente saudáveis, e essencialmente com risco heterossexual para a infecção pelo vírus HIV1.

Cerca de metade dos voluntários recebeu a vacina a testar e a outra metade placebo.

Foi avaliada a presença e a quantidade de vírus HIV1 no decorrer da vacinação (6 meses) e depois a cada 6 meses durante 3 anos. Os resultados são bastante prometedores embora não sejam os melhores que se poderiam desejar – a vacina registou cerca de 30% de eficácia na prevenção da infecção por HIV1. No entanto, nos voluntários infectados por HIV1, a vacina não teve efeito sobre a quantidade (carga) de vírus e sobre o número de células CD4+ (células do sistema imune infectadas pelo HIV e que estão diminuídas nesta infecção). Além disso não ficou determinada qual a duração desta vacina.

Esta vacina, considerando os resultados verificados, dificilmente seria aprovada para um plano de controlo de infecção de HIV em grande escala. No entanto abre as portas para novas perspectivas na investigação sobre prevenção da infecção por HIV.

Controvérsias éticas e discussão destes resultados fica à opinião de cada um…


Mais Informação em: The New England Journal of Medicine

Exit mobile version