Pplware

Islândia treme com mais de mil sismos e declara estado de emergência

Os moradores de uma pequena cidade islandesa perto de um vulcão que deverá entrar em erupção tiveram apenas cinco minutos para voltar às suas casas e recolher objetos de valor. Grindavik foi evacuada no sábado, quando especialistas alertaram que atividades sísmicas recentes sugeriam que uma erupção era iminente. Foram registados mais de mil novos sismos e é assustador o que por lá se passa.


Poder destrutivo esperado de Fagradalsfjall preocupa muito a Islândia

A região tem sido afetada e abalada por centenas de pequenos terramotos diariamente, desde há pelo menos duas semanas. Os cientistas monitorizam uma acumulação de magma a cerca de 5 quilómetros de profundidade que aponta para uma possível erupção vulcânica.

A atividade aumentou nas primeiras horas de quinta-feira, quando um terramoto de magnitude 4,8 atingiu a área, forçando o internacionalmente conhecido resort geotérmico Lagoa Azul a fechar temporariamente.

Segundo o Gabinete Meteorológico da Islândia, a polícia decidiu evacuar Grindavik depois de a monitorização ter indicado que um corredor de magma, ou rocha semifundida, se estende agora sob a comunidade. A cidade de 3400 habitantes fica na Península de Reykjanes, cerca de 50 quilómetros a sudoeste da capital, Reykjavik.

Nesta fase, não é possível determinar exatamente se e onde o magma poderá atingir a superfície.

Afirmou o Gabinete Meteorológico.

As autoridades também aumentaram o alerta da aviação para laranja, indicando um risco aumentado de erupção vulcânica. As erupções vulcânicas representam um sério perigo para a aviação porque podem lançar cinzas altamente abrasivas na atmosfera, onde podem causar falhas nos motores a jato, danificar os sistemas de controlo de voo e reduzir a visibilidade.

O cenário mais provável seria a abertura de uma fissura no solo perto de Grindavik.

Temos uma fissura com cerca de 15 quilómetros de comprimento e em qualquer lugar dessa fissura podemos ver que uma erupção pode acontecer.

Disse Vidir Reynisson, responsável da Proteção Civil.

A cidade Grindavik está situada perto da fábrica geotérmica de Svartsengi, a principal fornecedora de eletricidade e água para os 30 mil habitantes da península de Reykjanes. Como já referido, também fica próxima das termas Blue Lagoon, popular destino turístico que fechou, temporariamente, por precaução.

 

Quando o vulcão Fagradalsfjall acordou

A erupção do Fagradalsfjall em 2021 foi inesperada. Desde então, o vulcão tornou-se uma atração para a população local e para os turistas estrangeiros.

Outra erupção, muito semelhante à de 2021, começou em 3 de agosto de 2022 e cessou em 21 de agosto de 2022. Uma terceira erupção surgiu a norte do Fagradalsfjall em 10 de julho de 2023 e terminou em 5 de agosto de 2023.

Veja aqui no Google Earth as imagens do vulcão Fagradalsfjall.

Em resumo, a Islândia declarou o estado de emergência no passado dia 10 de novembro de 2023 para a área em redor do vulcão Fagradalsfjall. Esteve adormecido durante 800 anos até uma erupção em 2021. Agora, parece estar prestes a entrar novamente em erupção.

Exit mobile version