Pplware

Inédito: rim de porco transplantado num paciente vivo

A área da medicina tem vindo a ter avanços significativos. É verdade que já muita coisa foi investigada e descoberta, mas há muitas outras para descobrir (inclusive curas para algumas doenças). Recentemente um rim de porco foi transplantado com sucesso pela primeira vez num paciente vivo.


Paciente que recebeu o rim de porco encontra-se bem…

Tudo aconteceu no passado sábado, nos Estados Unidos (hospital de Massachusetts (MGH)) e a intervenção ocorreu sem problemas. O paciente que recebeu agora um rim de porco encontra-se bem, estando a recuperar. Esta cirurgia é um marco histórico na área do xenotransplante.

O facto de se transplantado um rim de um animal para um ser humana constitui uma cirurgia pioneira e considerada até há pouco tempo inimaginável. Mas a verdade é que aconteceu e com sucesso. Segundo as informações, o paciente, de 62 anos, sofria de Doença Renal Crónica Terminal.

Joren Madsen, Diretor do Centro de Transplantes do MGH, referiu que…

O verdadeiro herói hoje é o paciente, o senhor Slayman, porque o sucesso desta cirurgia pioneira, antes considerada inimaginável, não teria sido possível sem a sua coragem e vontade de embarcar numa viagem a um território médico desconhecido

De referir que o transplante não foi “direto”. O rim de porco foi geneticamente modificado com recurso a uma tecnologia que elimina genes suínos prejudiciais e adiciona certos genes humanos. Foram também inativados retrovírus endógenos para afastar qualquer risco de infeção.

Em julho de 2023 foi feito um transplante de um rim de porco num homem em morte cerebral. O rim de um porco funcionou normalmente durante dois meses.

Estima-se que, nos Estados Unidos, 17 pessoas morrem por dia à espera de um órgão, sendo o rim um dos mais requisitados.

Exit mobile version