Se gosta de ilusões de ótica e é perspicaz a deslindar os enigmas, então repare bem nesta duas imagens que estão a deixar a web em sobressalto.
Se conseguiu prestar bem atenção, certamente achou que elas parecem ser ligeiramente diferentes, verdade?
Na verdade, a Internet tem esta característica, tornar viral determinadas características do nosso cérebro. Isto porque estas imagens parecem ser fotografias de uma mesma rua, tiradas em ângulos ou alturas distintas. Contudo, estas fotos são exatamente a mesma imagem; nenhuma das duas foi editada ou modificada.
Esta ilusão está a percorrer a internet que discute os motivos de haver esta diferença que apenas acontece no nosso cérebro. Este insiste em ver uma diferença que não existe.
Para provar que estamos realmente a tratar de imagens idênticas, um utilizador do Reddit decidiu etiquetar as imagens e colocar uma em cima da outra:
Colocando alguma transparência na imagem de cima, facilmente se conclui que são a mesma, como podemos ver a seguir:
Tal como a maioria das ilusões óticas, o efeito dessa foto resume-se ao funcionamento do nosso cérebro. Aliás, recentemente deixamos vários outros exemplos aqui.
Vários utilizadores avançaram com inúmeras teorias referente à ilusão:
É porque as duas ruas juntam-se no fundo das fotos. O cérebro tenta perceber como uma imagem de uma estrada bifurcada e portanto, a rua na foto à esquerda parece estar num ângulo diferente do que a rua na foto à direita.
Já outras publicações compararam esta ilusão com a famosa ilusão de ótica “Café Wall”, inicialmente observada pelo professor de neuropsicologia Richard Gregory. Nesta ilusão, as linhas horizontais de uma imagem são perfeitamente retas e paralelas, mas parecem estar inclinadas:
Olhamos para as linhas diagonais por causa da forma como os neurónios do nosso cérebro interagem. Diferentes tipos de neurónios reagem à perceção de cores escuras e claras. Logo, por conta da forma como os quadrados claros e escuros são posicionados, diferentes partes das linhas parecem escurecidas ou iluminadas na nossa retina, criando uma perceção incomum da imagem.
Mesmo que a foto duplicada da rua não seja tão “preta e branca” quanto o padrão de quadrados da ilusão “Café Wall”, o nosso cérebro pode ser similarmente enganado. As imagens, quando colocadas lado a lado, possuem linhas verticais que podem ser comparadas pelo nosso cérebro, fazendo com que a da direita pareça estar num ângulo inclinado em relação à da esquerda.