É verdade! É possível detetar uma gravidez a partir da saliva, pelo que os testes da urina poderão ter os dias contados.
Atualmente, em caso de desconfiança, há duas possibilidades: fazer um teste de gravidez de urina ou uma análise de sangue. Embora a primeira seja a mais comum, é, ao mesmo tempo, pouco prática. Isto, porque implica que a pessoa urine para um pauzinho absorvente, ou para um recipiente, no qual vai mergulhar o pauzinho absorvente.
Por ser pouco cómodo, os investigadores têm procurado alternativas. Agora, a empresa israelita Salignostics apresentou o seu Salistick que, como deve estar a entender pelo nome, é um teste de gravidez baseado na saliva.
É verdade, é possível detetar uma gravidez a partir da saliva. A beta-hCG (ou gonadotrofina coriónica humana) é a hormona utilizada para identificar uma gravidez e é produzida na placenta, podendo ser detetada tanto a partir da urina, como do sangue. Contudo, era do conhecimento científico que também pode ser detetada a partir da saliva.
Este teste de gravidez a partir da saliva funciona exatamente da mesma forma que o teste que conhecemos, atualmente, de urina. A amostra, que, neste caso, é recolhida por uma zaragatoa, rodada no interior da boca durante 30 segundos, é colocada na unidade de análise, onde estão presentes anticorpos que reconhecem e se ligam à beta-hCG.
O resultado é obtido entre 15 e 30 minutos, e o Salistick chega com a possibilidade de ser associado a uma aplicação, por forma a enviar as novidades para amigos e familiares, direta e automaticamente.
De acordo com a Salignostics, a exatidão do teste de gravidez de saliva é de 96,32%. Uma vez que alguns testes de urina asseguram 99%, este é ligeiramente menos exato.
Ainda assim, a empresa inquiriu um grupo de mulheres, por forma a perceber se esta abordagem seria a ideal: 68% revelaram preferir um teste de gravidez de saliva, 11% mantiveram-se fiéis ao clássico, de urina, e 21% não destacaram qualquer preferência.
Para já, o teste de gravidez baseado na saliva já está a ser comercializado no Reino Unido e na Irlanda.