Pplware

Descoberta a maior bactéria do mundo em pântano nas Caraíbas

Afinal há bactérias que podem ser vistas a olho nu! Recentemente, um grupo de cientistas descobriu a maior bactéria do mundo, num pântano nas Caraíbas.

A descoberta foi publicada na revista Science. A bactéria encontrada é do tamanho de uma pestana.


De longe a maior bactéria conhecida até hoje…

Uma bactéria é um tipo de célula biológica. Elas constituem um grande domínio de micro-organismos procariontes.

Possuem tipicamente alguns micrómetros de comprimento e podem ter diversos formatos, variando de esferas até bastões e espirais.

Jean-Marie Volland, biólogo marinho do Lawrence Berkeley National Laboratory e coautor de um artigo onde foi divulgada a descoberta, revelou que esta é  “de longe a maior bactéria conhecida até hoje” e que o fino filamento branco é de do tamanho aproximado de um cílio humano.

É uma descoberta incrível. Abre a questão de quantas destas bactérias gigantes existem no mundo e lembra-nos que não devemos subestimar as bactérias.

Realçou Petra Levin, microbiologista da Universidade de Washington, que não esteve envolvida no estudo.

O cientista não identificou imediatamente que esta era uma bactéria, devido ao seu tamanho surpreendentemente grande, visto que estas, em média, atingem um comprimento de um 0,9 centímetros.

Somente análises genéticas posteriores revelaram que o organismo era uma única célula bacteriana.

Olivier Gros também encontrou este tipo de célula biológica presa a conchas de ostras, rochas e garrafas de vidro no pântano de Guadalupe.

Os investigadores destacaram ainda que não sabem ao certo porque é que este micro-organismo é tão grande, mas o co-autor do trabalho, Jean-Marie Volland, apontou como hipótese de poder ser uma adaptação para ajudá-la a evitar ser comida por organismos menores.

Exit mobile version