Pplware

Debaixo do Oceano Atlântico existe uma gigante reserva de água doce escondida

Apesar de termos conseguido sair do nosso sistema solar, não quer dizer que saibamos tudo sobre a Terra. De acordo com geólogos da Universidade de Columbia, existe escondido um valioso tesouro por baixo do Oceano Atlântico. Há uma reserva gigante de água doce escondida na costa nordeste dos EUA.

A descoberta, embora surpreendente, era algo do qual já se suspeitava. A tecnologia mais recente tem facultado as certezas que agora vão aparecendo.


Gigante lago de água doce escondido por baixo do Atlântico

As águas subterrâneas submarinas de baixa salinidade contidas nas plataformas continentais são um fenómeno global. Por trás destas bolsas gigantes estão mecanismos que colocam águas subterrâneas derivadas de processos glaciares que levam a água para as plataformas continentais expostas durante os baixos níveis do mar.

De tal forma que os especialistas acreditam que estes tipos de depósitos de água doce são abundantes. Contudo, muito pouco se sabe sobre os seus volumes e a sua distribuição no planeta.

Os cientistas acreditam que este aquífero é o maior já encontrado e avaliam-no como “gigantesco”. Segundo os seus cálculos, a reserva vai da costa do estado de Massachusetts até Nova Jersey e abrange cerca de 350 quilómetros da costa do Atlântico nesta região dos EUA. Se a reserva estivesse na superfície, formaria um lago de cerca de 40 mil quilómetros quadrados.

Levantamento eletromagnético de águas subterrâneas na plataforma continental do Atlântico dos EUA. Dados: http://bit.ly/2XAI9pl

 

Tecnologia recente que permitiu esta descoberta

Para detetar a reserva de água, os investigadores usaram ondas eletromagnéticas. Uma pista que já tinham é que, nos anos 70, algumas empresas de exploração petrolífera, que perfuravam a costa, não extraíam petróleo, mas sim água doce.

No entanto, os cientistas não sabiam se eram apenas depósitos isolados ou algo muito maior. Agora, para conhecer a área em detalhe, lançaram sondas a partir de um barco para medir o campo eletromagnético nas profundezas.

A água salgada é melhor condutora de ondas eletromagnéticas do que a água doce. Nesse sentido, pelo tipo de sinais de baixa condutância obtidos, puderam concluir que havia água doce oculta.

Segundo o estudo publicado na revista Scientific Reports, os geólogos também concluíram que os depósitos são mais ou menos contínuos. Estes estendem-se da linha da costa até cerca de 130 quilómetros mar adentro. Na sua maioria, estão entre 180 metros e 360 ​​metros abaixo do fundo do oceano.

Os nossos dados sugerem que um sistema contínuo de aquíferos submarinos abrange pelo menos 350 km da costa atlântica dos EUA e contém cerca de 280 km³ de águas subterrâneas de baixa salinidade. As nossas descobertas podem ser usadas para melhorar modelos de processos glaciais, eustáticos, tectónicos e geomórficos passados ​​nas plataformas continentais e fornecer informações sobre geoquímica da plataforma, ciclos biogeoquímicos e a biosfera profunda.

Referiu o co-autor do estudo Kerry Key.

No estudo de Key é sugerido que estas reservas poderiam ser encontradas em muitas outras partes do mundo. Desta forma, a água daqui extraída poderia fornecer água potável a lugares áridos que precisam urgentemente dela.

Exit mobile version