Pplware

A definição de quilograma passa a ser diferente a partir de hoje

Foi em novembro de 2018 que representantes de 60 países aprovaram no Comité Internacional de Pesos e Medidas uma fórmula do físico alemão Max Planck que permitirá, de forma universal, determinar a quanto deverá corresponder um quilograma.

Saibam o que muda.


O peso vai mudar ou um quilo será sempre um quilo?

A partir desta segunda-feira, entra em vigor uma nova definição de quilograma. Como referido, esta nova definição terá como base uma fórmula do físico alemão Max Planck. Além do quilograma, há também novas fórmulas para calcular unidades fundamentais de medidas como o ampere, que mede a corrente elétrica, o kelvin, uma medida científica de temperatura, e o mole, uma medida de substância.

Até agora o quilograma tem sido definido a partir de um objeto físico, uma peça cilíndrica que tem apenas 39 milímetros de altura e diâmetro e que está guardada perto de Paris. Esta peça tem vindo a aumentar a sua e massa em alguns microgramas devido às partículas que tem vindo a absorver da atmosfera.

O Protótipo Internacional do Quilograma, guardado perto de Paris

Desta forma, a nova definição envolverá o uso de um sofisticado aparelho chamado “balança de Kibble”. Assim, este dispositivo serve-se da constante de Planck para medir a massa de um objeto de forma muito rigorosa.

Tal como a redefinição da medida segundo, em 1967, veio facilitar as comunicações por todo o mundo através de tecnologias como o GPS e a Internet, os peritos em metrologia consideram que a mudança da definição de quilograma será melhor para medições de alta precisão nas áreas da tecnologia, do comércio ou da saúde, conforme foi veiculado.

Exit mobile version