Pplware

A sua password é segura? O Chrome ajuda-o a avaliar

Um dos maiores problemas no mundo da segurança são as passwords fracas. Para serem simples de memorizar a escolha recai normalmente em palavras conhecidas ou com um baixo nível de segurança.

Os browsers têm tentado lutar contra isto, propondo ferramentas aos utilizadores para os ajudarem. Uma nova extensão chegou agora ao universo do Chrome, que permite ver se a password em causa é conhecida de quebras de segurança.


A escolha de uma palavra passe é algo que muitos encaram de forma pouco séria e que acaba por ser descuidada. Optam por usar uma password fraca por ser simples de memorizar ou uma bem conhecida e, por isso, mais fraca.

Para impedir estas situações, ou pelo menos alertar o utilizador para estes perigos, surge agora o PassProtect, uma nova extensão para o Chrome, que consegue avaliar as passwords usadas.

A sua utilização é simples e o utilizador apenas dará pela sua presença caso a password que queira usar seja bem conhecida e esteja já identificada como tendo sido roubada de outros serviços.

Após ser definida em novos serviços, e caso esteja marcada, surgirá um alerta que indica para esse problema e mostra quais os riscos para os utilizadores. Claro que pode sempre ser ignorado e a password usada.

Para identificar estas passwords o PassProtect recorre ao bem conhecido serviço Have I Been Pwned, sendo comparada com a extensa base de dados de passwords comprometidas que ali existe.

Se querem ter uma segurança maior, com recurso a passwords fortes e que não estão já marcadas, esta é a extensão a ser usada. Claro que podem e devem recorrer a todas as boas práticas que são do conhecimento geral.

O Chrome trata das passwords seguras

Exit mobile version