Apesar de não ter uma presença tão forte como o Chrome ou o Firefox, o Opera tem um conjunto de seguidores muito fortes. A empresa não tem deixado este tema cair e tem oferecido o que este esperam neste browser.
A mais recente versão deste browser, o Opera 58, traz algumas novidades, focadas principalmente na melhoria da experiência de utilização. Vamos conhecer o que tem de novo o browser que quer subir ao topo da Internet.
A mais atualização do Opera é a primeira que a empresa lançou este ano. Traz um conjunto reduzido de novidades, mas que são importantes para a maioria dos utilizadores. Estas pretendem melhorar a utilização do browser em várias vertentes.
Um alerta importante para quando sair do Opera 58
A primeira novidade esta atualização está presente não na utilização do Opera, mas sim no momento em que decidirem de o deixar de o usar. A parir desta versão passa a surgir uma notificação sempre que decidirem fechar o browser.
Este alerta vai questionar se pretendem mesmo fechar o browser e indicar o número de separadores abertos. Assim evitam perder separadores adicionais e que possam ser necessários, precavendo o utilizador.
Claro que podem desativar esta notificação diretamente na notificação, impedindo de aparecer no futuro. Da mesmo forma , podem reativá-lo mais tarde, diretamente nas Definições avançadas. Neste caso, a opção que procuram é Avisar ao encerrar a janela com múltiplos separadores.
A novidade desta atualização está nas notícias apresentadas
Uma segunda novidade, exclusiva para os utilizadores na Rússia, é a parceria com a Yandex Zen. Esta escolha foi feita com o intuito de apresentar notícias nesse mesmo país. Aqui vai ser usada inteligência artificial para escolher melhor estas notícias.
Mesmo não sendo util para a maioria, mostra que provavelmente no futuro esta mudança possa surgir noutros países. Claro que nesse caso as fontes de notícias vão ser alteradas e ajustadas.
Esta versão é mais um passo para que o Opera consiga uma posição forte no mercado. A escolha é obvia, mas o peso da concorrência é ainda maior, o que leva a que o Opera demore a crescer. Normalmente quem testa este browser não regressa aos anteriores, por isso é hora de darem ao Opera a oportunidade que merece.