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Opera para Android está ainda melhor no bloqueio da publicidade

O navegador Opera para Android já chegou à versão 50. Entre as novidades para o seu smartphone temos um sério reforço das suas capacidades de bloqueio automático de publicidade. Algo que ainda está entregue, na sua maioria, às múltiplas extensões que podemos acrescentar ao nosso navegador de eleição.

Agora vamos conhecer as novidades da mais recente versão deste navegador para o seu dispositivo Android.


As extensões para bloqueio de publicidade enquanto navegamos na Internet são uma visão comum, sobretudo nas versões para computador dos browsers mais populares. Contudo, vemos agora cada vez mais empresas a reforçar as versões dos seus navegadores para dispositivos móveis, tal como é o caso da empresa norueguesa.

Utiliza o navegador Opera para Android?

De acordo com a publicação Softpedia, o Opera para Android conta agora com um inibidor automático da apresentação de publicidade. Além disso, temos também a introdução do modo picture-in-picture, vulgarmente referido pela sigla PIP. Contudo, as novidades não se ficam por aqui.

O Opera para Android terá também uma nova opção que lhe permitirá colocar um site ou publicação na lista branca de excluídos. Por outras palavras, ser-lhe-á dada a opção de não bloquear a apresentação de publicidade nos sites. Algo que ficará completamente ao seu critério, ficando as regras de aplicação do bloqueio entregues ao utilizador.

Com um simples clique, poderá permitir que determinado site continua a apresentar-lhe publicidade e, assim, rentabilizar a sua atividade. Uma medida que vem assim dar mais flexibilidade aos filtros previamente aplicados pelo navegador e que, nas palavras da própria empresa “eram aplicados a todos os sites que o utilizador visitasse, sendo uma abordagem pouco conveniente para quem queria excluir algumas publicações (lista branca)”.

Novas opções de controlo para os filtros de publicidade

Os filtros específicos são uma opção mais amigável para os programadores, facilitando a aplicação de exclusões ao bloqueador de publicidade. Assim, torna-se também mais simples para o utilizador continuar a apoiar um site da sua preferência ou estima.

Ainda de acordo com a própria empresa, esta função já estava disponível desde 2016 na versão para computadores do Opera. Agora, chega também ao Opera para Android, para que possa aplicar estas exclusões também no seu smartphone ou tablet.

Além do mais, o modo PIP traz ao navegador a possibilidade de continuar a ver um vídeo, mesmo que minimize a página. Isto é, sempre que estiver a ver um vídeo em ecrã completo no seu smartphone Android, através do Opera, poderá criar uma pequena janela flutuante.

Esta é uma das funções introduzidas pelo Android Oreo 8.0 e que se tem generalizado desde então. Note-se que também o Google Chrome já nos dá esta possibilidade há vários meses. Algo que acaba por reforçar toda a versatilidade desde navegador para dispositivos móveis Android.

Em suma, são duas novidades ou implementações bem-vidas. Além do mais, contamos com as habituais correções de erros e otimizações. A primeira para quem quer excluir alguns sites da “lista negra”. A segunda, para poder continuar a ver vídeos no navegador enquanto continua a utilizar o seu smartphone ou tablet.

Homepage: Opera

Preço: Gratuito

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