Pplware

O Google Chrome vai reforçar a sua privacidade na Navegação Anónima

Costuma utilizar o modo incógnito do navegador Google Chrome? Valoriza esta funcionalidade que o torna virtualmente anónimo ao aceder à Internet? Então certamente gostará de saber que a tecnológica norte-americana está a reforçar a sua privacidade sempre que utiliza este modo.

As novidades estão ainda a ser testadas, mas deverão chegar com a próxima versão estável do Chrome.


Em primeiro lugar temos que entender aquilo que motivará o Google Chrome a adotar uma postura mais assertiva para com a nossa privacidade. Assim, comecemos por elucidar o leitor quanto a um dos modos de rentabilização dos sítios da internet ou websites. 

A publicidade orientada com base no seu histórico

A apresentação de publicidade específica e orientada para cada tipo de utilizador. Para tal, alguns sites registam as suas preferências e hábitos com recurso, por exemplo, às cookies. Assim, é possível que lhe sejam apresentadas publicidades com base naquilo que o utilizador acabou de pesquisar.

Em suma, são anúncios específicos e personalizados para cada utilizador ou público-alvo. Refletindo o seu histórico de pesquisas, hábitos e várias outras métricas que podem ser registadas e utilizadas para os mais diversos fins, incluindo este que acabamos de explicar.

O modo incógnito do Google Chrome

Vulgarmente apelidado de modo incógnito, esta modalidade presente no navegador já dá aos utilizadores um sentimento de privacidade. Para tal, opera uma desconexão temporária com as suas contas de Facebook, Google, Amazon, entre outras. Além do mais, não deixa um registo do seu histórico de navegação.

Se é um utilizador frequente deste modo incógnito, talvez já se tenha apercebido de uma das suas falhas. Este modo não é perfeitamente anónimo, conseguindo os programadores utilizar algumas das informações que podem ser registadas.

Agora, de acordo com o relato da 9to5Google, a tecnológica de Mountain View já está a testar uma solução para essa mesma falha. Algo que tornará o modo incógnito verdadeiramente anónimo, reforçando assim a privacidade do utilizador final.

Deixará de ser possível saber se está Anónimo

A nova função que está a ser testada para o Google Chrome impedirá que os programadores saibam se estamos a utilizar o modo incógnito. Algo tão fácil como a execução de um script e um truque bem conhecido entre os profissionais da área.

Note-se que esta deteção da utilização do modo incógnito é utilizada por diversos sites. Nesse caso, algumas publicações impediam os utilizadores aceder ao seu site uma vez que não poderiam registar os seus dados. Por conseguinte, não obtinham nenhum lucro ao disponibilizar gratuitamente os seus conteúdos.

Já de acordo com a equipa de programadores do Google Chrome, este novo modo chegará com a versão 74 do navegador ainda sob a forma de flag. Posteriormente, será incluído na versão final e estável, disponível para todo e qualquer utilizador com a versão 76 do browser.

Em suma, o navegador da Google tornará efetivamente anónimo o seu modo incógnito. Será impossível saber se estamos, ou não, a utilizar uma janela de navegação anónima.

Exit mobile version