Cada vez mais os sistemas operativos estão a adaptar-se às necessidades dos utilizadores e a criar mecanismos para os proteger. A mais recente onda de desenvolvimento está a trazer o modo escuro para proteger a vista de quem usa estas máquinas.
Com esta mudança, o próprio software precisa de se adaptar e é isso que a Google está a fazer com o Chrome. O seu browser vai em breve ter um modo noturno, mas que estará apenas disponível para o macOS.
A Google tem conseguido adaptar o seu browser aos sistemas operativos onde está presente, explorando ao máximo o que estes oferecem. A próxima novidade apareceu agora no fórum de programadores deste browser e prepara o modo escuro que o macOS 10.14 se prepara para trazer.
macOS 10.14 introduced “dark mode”, which swaps the system color palette to a dark scheme. Chrome doesn’t currently support this. We need to:
1) Figure out how dark mode should look in the Refresh look
2) Implement it
Do que se pode ler, este trabalho terá já começado e em breve irá estar disponível. Uma vez que novidade está apenas presente de forma completa no macOS, a Google estará a limitar o seu lançamento à versão do macOS.
A informação disponível relata que é tarde para que a novidade chegue com a versão 70 do Chrome. Assim, o modo escuro do browser da Google devera chegar apenas com a versão 71, que será disponibilizada na versão final a 4 de dezembro.
Um potencial problema poderá surgir com a introdução desta novidade. O modo escuro é demasiado igual ao modo incógnito e isso irá, de certeza, gerar confusão aos utilizadores que usam este modo de navegação.
O Chrome será assim uma das primeiras aplicações a aproveitar de forma completa o modo escuro do macOS, que servirá para proteger e poupar a vista dos utilizadores deste sistema operativo.