O acesso à Internet é, nos dias de hoje e para a maioria, um dado adquirido e uma certeza que dificilmente pode ser tirada.
Mas porque existem momentos em que o nosso acesso está com problemas ou que estamos mesmo isolados e temos de aceder a sites que visitámos antes, a Google já tratou deste problema e deu ao Chrome a possibilidade de vermos os sites que temos em cache.
A Google tem procurado dar ao seu browser o máximo de funcionalidades, independentemente da plataforma onde este corre. Tenta que estas sejam transversais e que estejam acessíveis para todos.
Uma novidade das últimas versões permite aos utilizadores terem disponível o acesso a versões dos seus sites guardadas em cache, garantindo assim o acesso a toda a informação, mesmo que estejam sem acesso à Internet.
Esta novidade não vem, para já, ativa para os utilizadores, devendo este torna-la acessível através das flags do Chrome. Acedam por isso ao endereço chrome://flags/#show-saved-copy e alterem a opção que estiver selecionada.
Das 4 opções possíveis, apenas 2 permitem ativar o botão que dá acesso aos sites em cache.
A primeira delas, Enable: Primary, garante que o botão fica numa posição principal e privilegiada da página que informa da falta de acesso à Internet.
Na segunda opção, Enable: Secundary, esse mesmo botão está presente, mas numa posição secundária dessa mesma página do Chrome.
Depois de realizarem a alteração precisam de reiniciar o Chrome, para que a mesma fique ativa.
E dai em diante, sempre que ficarem sem acesso à Internet, no meio das vossas navegações, a página de erro passa a dar-vos acesso à versão em cache. Pode não ser a versão mais recente, mas pelo menos não ficam sem a informação.
Esta novidade pode ser já encontrada há algum tempo no Chrome para Android, mas a Google resolveu agora alarga-la para o desktop, melhorando assim esta versão e tornando-a mais funcional para os utilizadores