Pplware

Não consegue navegar nos sites da Microsoft com o Firefox? Já há uma solução

A Internet é formada por um conjunto de protocolos criados para que apps como o Firefox consigam falar entre si e sem qualquer problema ou constrangimento. Estas são as regras de base e que permitem que tudo funcione.

Uma quebra desta comunicação parece agora haver entre o Firefox e os sites da Microsoft. Todos os que usarem o browser da Mozilla para acederem a estes sites encontram um erro e estão bloqueados de conseguir visitar estes locais.


Se usar o Firefox fica fora da Microsoft

Este é um problema que parece estar a acontecer há alguns dias e que tem uma causa bem conhecida. Ao aceder a microsoft.com ou a outros sites da gigante do software, os utilizadores recebem uma mensagem que não conseguem contornar.

Esta não é uma das várias mensagens conhecidas dos utilizadores, mas a causa parece estar bem identificada. Tudo acontece porque a Microsoft não tem ativa uma funcionalidade de segurança dos sites da Internet. Falamos do OCSP.

O problema está no OCSP dos sites visitados

As queixas dos utilizadores já existem e revelam todas o mesmo. Ao aceder a microsoft.com ou outros sites o Firefox revela um erro e impede o utilizador de aceder. Sabe-se também que não é uma situação nova, mas tudo aponta para que seja uma questão provocada pelo Firefox.

O OCSP é uma forma usada pelos browsers para validar se os certificados usados não foram revogados. Ao receber um destes certificados numa ligação, consulta a entidade emissora e garante que estão ainda válidos e podem ser usados. É neste ponto que o Firefox está a falhar, com o material enviado pela Microsoft.

Mozilla já lançou a correção deste problema

Foram apresentadas várias soluções, mas a Mozilla resolveu o problema de forma permanente. Bastará aos utilizadores atualizarem o Firefox para a versão 95.0.1 e tudo deverá ficar resolvido de imediato e o aceso reestabelecido.

Esta não é uma situação nova no Firefox, tendo já acontecido algumas vezes no passado. Desta vez parece que o problema terá ficado resolvido de forma permanente e não deverá acontecer. Se estava a ter este problema, simplesmente atualize o Firefox e tudo deverá voltar ao normal.

Exit mobile version