A Mozilla tem apresentado algumas possíveis alterações para a versão final da próxima versão do Firefox. Além da aparência mais fresca e mais apurada, foram introduzidas nesta versão preview do Firefox 3.7 Alpha 5 algumas funcionalidades em estreia.
Esta não será certamente a nomenclatura da próxima versão, visto a Mozilla estar a trabalhar arduamente no Firefox 4.0. No entanto, estes são tubos de ensaio que nos vão orientando e informando.
Uma das novidades que salta logo à vista é o novo formato de apresentação da janela de add-ons. Agora mais perceptível, com um menu dos elementos do lado esquerdo e os conteúdos dissecados na parte central. Esta mecânica permite assim o abandono das tradicionais janelas de informação sobre o navegador, dando lugar, como já conhecemos de outros browsers, a um separador para apresentar esta área.
O tamanho da letra foi aumentado para uma leitura mais fácil. Estas pequenas novidades ao nível estético, mostram um browser mais e melhor organizado face às versões anteriores, que mantiveram durante todo o sempre aquela estrutura ultrapassada e rígida.
Firefox 4.0
Entretanto a Mozilla apresentou também o que será a grande novidade dos últimos dias, vinda de Mountain View: o roadmap para a versão Firefox 4.0.
Ainda não é uma informação confirmada mas tem sido veiculada a data de 27 de Junho como provável data da apresentação da primeira versão beta do Firefox 4.0 e Novembro como altura para a versão Final.
A Mozilla tem apostado bastante nalgumas importantes características que marcarão o próximo Firefox.
Entre elas destacam-se os seguintes pontos:
- Velocidade – Será um browser “super rápido”
- Robustez – Suportará “HTML 5 e seguintes”
- Versatilidade – O utilizador terá total controlo sobre o seu browser, sobre os seus dados e sobre a sua experiência a navegar
- Renovação – Esta nova interface permitirá total personalização do grafismo
- Segurança – Esta nova versão será mais segura e estável
- Dinâmica – Possibilidade de instalar add-ons sem necessidade de reiniciar o browser
- Expansividade – Fornecerá melhores ferramentas para os programadores
- Integridade – Esta nova versão será mais integra e disponibilizará suporte para sistemas a 64-bit, além disso o utilizador irá contar com dinâmicas no browser suportadas por aceleração de Hardware
- Modernidade – Suporte para multi-toque (Multitouch)
Estas são, então, linhas mestras do que poderá contar na próxima versão do Firefox. É imperativo que assim seja, pois temos visto um poder criativo significativo por parte do Internet Explorer 9 e uma tendência de crescimento avassaladora do Google Chrome. Além disso e por motivos sobejamente conhecidos, o Opera tem estado muito mais activo.
Não está fácil a vida neste segmento, onde somente os mais audazes conseguem captar preferências em massa e não pequenas franjas com pouco significado. Vamos esperar com ansiedade por mais novidades, tentando esquecer uma imagem de constante “remendar e corrigir o Firefox” que a Mozilla tem deixado nos últimos tempos.