A decisão da Microsoft de criar um novo browser foi arriscada. Depois de anos a usarmos o Internet Explorer e o Edge, a gigante do software tomou um rumo completamente diferente. Pegou no Chromium e criou dai uma nova proposta.
Este browser ainda não está pronto, mas pode ser já usada por todos, ainda que em testes. A preparar a sua provável chegada, a Microsoft revelou agora o seu novo logótipo e a sua nova imagem. Este quebra de vez com o passado, mas abre as portas a muitas comparações e claro que a Internet não esperou para as trazer.
Quando apresentou o primeiro Edge, a Microsoft acabou por manter a sua ligação ao Internet Explorer. As razões são lógicas e acabaram por manter os utilizadores num ambiente conhecido. Com esta nova versão a gigante de Redmond resolveu igualmente alterar de forma radical este logótipo.
O Edge da Microsoft tem já um novo logótipo
Este surge agora, com novas cores e com um novo formato. Ainda assim, mantém o bem conhecido E, que está com formas sobretudo mais fluidas e mais dinâmicas. Tem a aparência de uma onda e usa o já conhecido Fluent Design, similar aos novos ícones do Office.
A descoberta deste novo logótipo surgiu agora, fruto de uma caçada organizada pela Microsoft. Durante vários dias foram apresentadas várias pistas, tendo culminado nesta nova imagem agora apresentada.
A Internet não perdoou e mostrou logo as comparações
Claro que as semelhanças desta nova imagem com o que já existe na Internet são óbvias. Isso despertou diretamente uma onda de comentários e comparações, que têm vindo a ser partilhadas nas diferentes redes sociais.
And we are calling it...Microsoft TidePods!
— Mehedi Hassan (@mehedih_) 2 de novembro de 2019
here's the new Microsoft Edge logo: https://t.co/NpyW2ni8FS pic.twitter.com/leVjxk3nml
O que a maioria está a mostrar é uma clara semelhança com as cápsulas que de detergente de uma marca conhecida. A forma do lógótipo leva a esta comparação e a todo um conjunto de comentários.
Há também semelhanças com outro browser
Há ainda igualmente uma comparação com o browser da Mozilla. A sua imagem é também próxima da nova proposta da Microsoft, com sobretudo algumas alterações simples e direta.
New Microsoft Edge Logo looks a lot like Firefox, inverted and rotated 180°. Well done, designers. pic.twitter.com/gEkmw1g0ol
— T❘LM△N (@Tilman) 2 de novembro de 2019
Esta nova imagem vai ainda ser integrada nas atuais versões de testes nos próximos tempos. Só com a chegada da versão final é que será assumida de forma global por todas as versões.
Há ainda muito a descobrir sobre este novo browser da Microsoft. A escolha do Chromium facilita os seus desenvolvimentos e abre as portas a muitas melhorias em outras áreas.