O Edge, o novo browser da Microsoft, tem estando a ser usado pela Microsoft para mostrar a qualidade das suas aplicações. Para isso, tem sido diversas vezes usado para mostrar que é melhor que as ofertas da concorrência.
Mas para além das comparações directas, a Microsoft usa também o Windows 10 para fazer essas comparações. Para isso, é utilizado o sistema de alertas deste SO que recomeçou, agora, com alertas referentes à segurança.
Têm sido muitas as comparações feitas entre o Edge e os browsers concorrentes. O foco tem sido nos consumos de bateria e na sua eficiência energética, mas outras áreas têm sido também cobertas.
Para relembrar aos utilizadores estas capacidades do Edge, a Microsoft tem recorrido a um sistema de notificações do Windows 10, que, directamente da barra de aplicações, permite mostrar informações aos utilizadores.
Depois dos bem conhecidos alertas de consumos de bateria, que chegaram durante o verão deste ano, surgem agora notificações sobre a segurança do Edge, comparando-o directamente com a concorrência.
Estes alertas surgem quando os utilizadores lançam outros browsers que não o Edge e mostram, como pode ser visto na imagem acima, que o browser da Microsoft é 21% mais eficiente a bloquear situações de engenharia social para obter dados dos utilizadores.
Estes alertas começaram a surgir no início do mês passado, segundo a Microsoft relatou, e não se limita ao Firefox, existindo também notificações similares para quando o Chrome é lançado.
Como desactivar os alertas do Edge
Estas são notificações que o Windows 10 pode apresentar e pretendem dar informações aos utilizadores que a Microsoft considera úteis e importantes.
Todos os utilizadores do Windows 10 que não as queiram usar podem desactivá-las de forma simples. Basta acederem à Definições -> Sistema -> Notificações e acções.
Procurem depois pela opção que dá acesso a dicas, truques e sugestões e desactivem-na. De imediato estas pequenas dicas deixam de ser mostradas.
Estas notificações, que a Microsoft entendem ser úteis para os utilizadores, têm estado a ser usadas por outros parceiros, como o Facebook, que recentemente mostrou informações sobre os seus vídeos. Já a Microsoft tem-nas usado para promover os seus produtos, o que não tem sido bem aceite pelos utilizadores.