A chegada da Actualização de Aniversário do Windows 10 trouxe um conjunto de novas funcionalidades que vieram mudar o sistema operativo da Microsoft.
Se a maioria delas são imediatamente detectadas pelos utilizadores, algumas são menos óbvias, mas não menos importantes. Uma delas passou despercebida, mas era pedida pelos utilizadores há já algum tempo. O Edge tem finalmente extensões, que podem ser já usadas.
Desde que foi apresentado, quando o Windows 10 chegou, que o Edge tinha a promessa de suportar extensões. Estes pequenos complementos conseguem transformar qualquer browser e estavam em falta no browser da Microsoft.
Agora que estão finalmente disponíveis, é hora de instalar algumas e testar como se comportam. Vamos então ver os passos necessários para instalar extensões no browser do Windows 10.
Como instalar extensões no Edge
Instalar extensões no Edge é, por agora, um processo que é feito em dois passos. O primeiro, feito directamente no Edge, abre ao utilizador o acesso às extensões.
Comecem então por abrir o Edge e acedam ao menu, carregando nos três pontos horizontais. No menu devem depois escolher a opção Extensões.
É aqui que a vossa lista de extensões instaladas vai surgir. No início estará vazia e terá apenas um link para a loja de aplicações do Windows, onde vão poder encontrar essas extensões. Carreguem então nesse link.
De imediato vão ver a loja de aplicações do Windows ser aberta. Este é um processo que podem repetir mais tarde para acederem directamente à zona de extensões do Edge, na loja de aplicações do Windows.
Escolher as extensões na Loja de Aplicações do Windows
A lista de extensões do Edge é ainda limitada, estando os programadores agora a criar novas extensões para enriquecer a lista. Escolham então uma das extensões presentes e carreguem-lhe para aceder à zona de instalação.
Ao entrarem na página da extensão são mostradas as suas propriedades, a sua descrição e os requisitos de sistema necessários para a poder executar.
Apenas precisam de carregar no botão Instalar para que todo o processo decorra. Em poucos segundos a extensão vai estar instalada e pronta a ser usada.
O próximo passo vai decorrer novamente no Edge, pelo que devem voltar ao browser, onde vão ter já uma nova mensagem à vossa espera.
Activar as extensões no Edge
Apesar da extensão estar instalada no Windows, esta não está ainda activada. Esta pequena protecção do Windows vai evitar que extensões instaladas sem autorização possam ser automaticamente activadas.
Escolham então a opção Ligar e a extensão passa a estar disponível dentro do Edge. Dependendo da extensão esta estará disponível de diferentes formas.
Gerir extensões no Edge
Para além de poderem instalar extensões, os utilizadores podem também fazer a gestão das mesmas. Voltem a aceder às Extensões, através do menu do Edge e vejam a lista das que têm instaladas. Escolham uma delas e vão ver surgir o acesso às opções (roda dentada). É aqui que devem clicar.
Podem, para cada extensão, activá-la ou desactivá-la, activar a apresentação do botão na zona da barra de endereço ou, em especial, desinstalar a extensão. Caso existam opções específicas da extensão, é também aqui que é feito o acesso a elas.
Está assim explicada a forma simples de utilização das extensões no Edge. Em poucos cliques conseguem tê-las prontas a usar, tal como se esperava.
A Microsoft cumpriu a sua promessa e trouxe para o Edge as extensões. Cabe agora aos programadores que criem as suas proposta e aos utilizadores que as usem e que assim explorem ainda mais o novo browser da Microsoft em todo o seu potencial.