Pplware

IE e Edge perderam 40 milhões de utilizadores no último mês

A chegada do Windows 10 trouxe, para a Microsoft, um novo rumo no que toca aos browser e à navegação na Internet. O Edge passou a ser o browser padrão e o Internet Explorer foi descontinuado.

Mas com esta mudança os utilizadores parecem ter optado por explorar as restantes ofertas do mercado, ignorando Edge, e hoje o domínio está cada vez mais longe da Microsoft.

As guerras dos números no campo dos browsers têm estado muito calmas nos últimos meses. A Google, com o Chrome, conseguiu a tão almejada liderança e a concorrência está já muito longe. Este browser tem já 55% da quota de mercado.

Mas mais importante que esta liderança está a quebra constante que os browsers da Microsoft estão a ter. Segundo os dados da NetMarketShare, só no mês passado mais de 40 milhões de utilizadores abandonaram o IE e o Edge.

O IE tem vindo a perder utilizadores de forma constante, atingindo agora 23,13%, depois de ter estado nos 25,63%. O Edge tem um comportamento inverso, crescendo de forma muito lenta. No mês passado atingiu os 5,26%, tendo crescido 0.1% dos 5,16% do mês passado.

O curioso dos números do mês passado vêm do lado do Firefox. Foi este o browser que mais cresceu, estando agora nos 11,14%. Ao contrário do esperado, foi o Firefox que conseguiu absorver a maior parte das perdas dos concorrentes.

Está claro que a apostada Microsoft para o Windows 10 e o seu browser não está a resultar. Depois de muitos anos em que o IE foi rei e senhor, é agora hora de outros ocuparem esta posição, sem que se veja qualquer alteração possível.

O controlo do Chrome é total, com mais de metade do mercado, mas possivelmente nunca conseguirá o domínio que o IE teve noutras alturas, em que era praticamente o único browser usado.

NetMarketShare

Exit mobile version