O navegador Google Chrome é indubitavelmente um dos mais populares e bem recebidos em todo o mundo. É através desta conceção da Google que todos os dias milhões de pessoas por todo o globo acedem à Internet.
Agora, ficamos a saber que a partir do dia 9 de julho de 2019 o Google Chrome lançará mundialmente o seu bloqueador de anúncios integrado no browser. Contudo, este não é o típico bloqueador que poderá já estar a utilizar, longe disso.
A “boa” e a “má” publicidade
Ora não fosse um produto da Google e provavelmente não teríamos aqui a integração de algoritmos de inteligência artificial. Esta, estará ao seu serviço, futuramente no navegador para discernir a “boa” e a “má” publicidade.
É a publicidade que sustenta financeiramente grande parte do conteúdo a que acedemos gratuitamente todos os dias. Contudo, certo é que algumas páginas e respetivos donos abusam desta fórmula.
Utiliza o Google Chrome? Então prepare-se para as mudanças!
Assim sendo, a partir do dia 9 de julho de 2019, a navegação na Internet através do Google Chrome será mais… limpa. Mais simples, mais leve e consequentemente mais rápida, ao não ter que carregar e apresentar tantos anúncios.
A confirmação foi feita hoje através do blog oficial da tecnológica norte-americana, estando também acompanhada de uma sucinta explicação. Ora, em primeiro lugar, o Google Chrome passará a bloquear todo e qualquer anúncio que considere disruptivo.
Porém, o que é que se enquadra nesta classificação? A Google clarifica esse ponto ao dizer que seguirá as indicações da Coalition For Better Ads (CFBA). Em suma, este será o critério de escolha e definição daquilo que será, ou não, bloqueado.
A Coalition For Better Ads
Aprofundando o tema, a CFBA foi criada com o auxílio da tecnológica de Mountain View e visa melhorar a experiência de navegação na Internet. Nesse sentido esta entidade vai recolhendo o feedback de utilizadores ao redor de todo o mundo.
Assim sendo, é com base nesta entidade que o navegador Google Chrome aplicará os seus novos filtros. Note-se que a medida terá uma abrangência global, estando a sua entrada em vigor marcada para o dia 9 de julho.
Que tipo de publicidades serão bloqueadas?
Graças ao contributo da CFBA, 12 tipos de experiências deixarão de incomodar os utilizadores. Em primeiro lugar deixaremos de ter pop-ups. Em segundo lugar será o fim dos vídeos com auto-reprodução.
Em seguida deixaremos de ter publicidades com som bem como algumas imagens animadas (GIFs), entre outros. Tudo isto para tornar a experiência de navegação na Internet em algo mais limpo e gratificante.
A Google acrescenta ainda que, neste momento, mais de dois terços dos anunciantes já obedecem a estas regras. Acrescenta ainda que dos milhões de sítios da web que já utilizaram os seus serviços, apenas 1% tiveram que ser filtrados.
Em síntese, a Google quer simplificar o aspeto da Internet tal como a conhecemos. Quer acabar com experiências irritantes ou potencialmente nefastas para o utilizador.
Para tal o seu navegador, o Google Chrome, será o arauto de todas estas mudanças. Prepare-se, as novidades chegam já no dia 9 de julho!