Esta semana a Google apresentou do Chrome 46 e de entre as várias novidades, nomeadamente uma série de novas funcionalidades para programadores e simplificação do ícone de segurança da página, houve uma que se destacou: o fim da pesquisa por voz através do “Ok Google”.
Desde a versão 35 do Chrome, lançada em Maio de 2014, que a Google havia integrado o comando de voz “OK Google” para iniciar as pesquisas no seu motor de pesquisa. Depois de activada a opção através das definições do Chrome, bastava abrir uma página do Google e iniciar a pesquisa por voz.
O fim do “OK Google” afecta apenas as versões do Chrome para computador (Windows, Mac e Linux) não havendo qualquer interferência com os dispositivos móveis ou Chromebooks.
Apesar do “OK Google” desaparecer é ainda possível continuar a efectuar pesquisas por voz através do Chrome, basta clicar sobre o microfone que surge na caixa de pesquisas e falar.
Na verdade, esta funcionalidade para computador nunca se revelou muito útil, já que por norma se tem sempre o teclado em frente e nem sempre existe um microfone ligado, ao contrário dos dispositivos móveis.