O papel que os browsers assumem hoje em dia é cada vez mais elevado. É neles que navegamos na Internet e onde exploramos toda a informação que esta tem para nos dar.
Os plugins e as extensões vieram dotá-los de novas funcionalidades, que muitos ainda não conhecem. Para vos mostrarmos como são poderosos, mostramos hoje 4 simples extensões que podem usar para gerir remotamente qualquer computador.
A necessidade de aceder remotamente a um computador acarreta por norma a instalação de software ou a configuração de uma aplicação, algo que nem sempre é simples e trivial. Mas o Chrome tem algumas extensões menos conhecidas e que podem usar para esta tarefa, agregando-lhe toda a simplicidade a que a Google nos habituou com o seu browser.
Estas 4 extensões são as mais conhecidas e as mais usadas e que devem ter sempre presentes para controlar qualquer computador remotamente, prestando o auxilio que tantas vezes é pedido.
Chrome Remote Desktop
A primeira opção vem de dentro da própria Google e serviu para mostrar as potencialidades do seu browser. O Chrome Remote Desktop existe há já algum tempo e permite que, com a troca de um simples código, possam aceder e controlar qualquer computador remoto.
Disponível para todas as versões de sistemas onde o Chrome pode ser usado, necessita apenas que o destinatário tenha instalada também esta extensão.
Para facilitar a vida a todos os que a querem usar, o Chrome Remote Desktop dá a possibilidade de guardarmos sessões para reutilizarmos mais tarde, sem termos de estar novamente a partilhar todos os códigos de acesso.
Homepage: Chrome Remote Desktop
Preço: Gratuito
TeamViewer
Poucos são os que não conhecem o TeamViewer. Esta deverá ser a ferramenta de acesso remoto mais usada. O que poucos podem saber é que o TeamViewer tem também uma versão disponível para o Chrome.
Usando as mesmas ferramentas que usam hoje, com esta versão para o browser, apenas necessitam de ter do vosso lado a extensão instalada para acederem remotamente a qualquer máquina.
Tal como nas versões existentes, apenas necessitam de ter o código de acesso e a password e em segundos estão ligados à maquina que necessitam de dar apoio.
Todas as vantages do TeamViewer estão presentes, com a possibilidade de usarmos 2 monitores, a janela de conversação ou a tantas vezes apreciada capacidade de o usar mesmo atrás de firewalls menos permissivas.
Homepage: TeamViewer
Preço: Gratuito
VNC Viewer for Google Chrome
Quem faz gestão remota de equipamentos conhece o bem famoso VNC. Se o TeamViewer é o mais usado, o VNC é o que há mais anos existe e isso confere-lhe uma maturidade que poucos têm.
Mais uma vez apenas requer que o destinatário tenha o cliente instalado e que a extensão esteja pronta a ser usada. A ligação é feita de forma natural e o controlo é completo, sem qualquer tipo de limitações de tempo ou com qualquer publicidade.
O VNC Viewer do Google Chrome é o único que se anuncia capaz de funcionar sem uma ligação à Internet, o que permite que seja usado em redes internas das instituições ou em redes privadas com um grau de controlo elevado.
Homepage: VNC Viewer for Google Chrome
Preço: Gratuito
Zoho Assist – FREE Remote Support Tool
Por fim temos uma oferta que tem passado despercebida da maioria. O Zoho Assist, que muitos devem conhecer de outros serviço, compete com os restantes no que toca às funcionalidades.
O controlo de acessos do Zoho Assist funciona de forma diferente dos restantes. Em vez de ser partilhado um código de acesso e uma password, nesta ferramenta temos apenas de fornecer o email do destinatário para que ele receba o link de acesso à partilha da máquina.
Depois de ligado o acesso é total e permite a realização de acções como se estivéssemos fisicamente em frente à máquina onde temos de agir.
Todas as funcionalidades esperadas estão presentes, com a utilização de 2 monitores, a partilha rápida de ficheiros e até uma janela de conversação.
Homepage: Zoho Assist – FREE Remote Support Tool
Preço: Gratuito
Estes são apenas 4 excelentes exemplos de extensões que podem usar para controlar remotamente qualquer computador, prestando todo o apoio necessário e, principalmente, sem a necessidade de instalação e configuração de software adicional, quer na máquina local ou na máquina remota.