Pplware

FireSSH – Usar o Firefox para aceder a outras máquinas

Todos os que, como eu, fazem gestão de servidores Linux têm como ferramenta sempre presente e à espera de ser usada um cliente de SSH. Existem os mais diversos tipos, com maiores ou menores capacidades, mas todos permitem o acesso aos servidores que temos de administrar. Todos conhecem o Putty e outros clientes iguais e para que servem.

Surgirem clientes de SSH para os mais diversos formatos e para as mais diversas plataformas não é surpresa nenhuma, mas poder usar um cliente destes através do browser é que não seria esperado. Mas os programadores do FreSSH conseguiram-no e ele está disponível para o Firefox.

O FireSSH foi totalmente desenvolvido em javascript e permite que acedam remotamente a qualquer servidor que aceite ligações SSH. A forma de o usarem é através da utilização do Firefox. Conseguem assim integrar uma ferramenta de utilização constante com outra que devem usar muitas e muitas vezes.

Todo as funcionalidades que o FireSSH implementa são iguais ao que podem encontrar num qualquer cliente de SSH. A forma de utilização é simples, colocam o endereço que pretendem aceder na barra de endereço, mas começam com o protocolo ssh em vez de http ou ftp. Um exemplo seria: ssh://www.pplware.com ou ssh://192.168.1.68. Podem ainda incluir o nome do utilizador com que pretendem aceder: ssh://pplware@192.168.1.68.

Depois de colocado esse endereço será pedida a palavra chave de acesso e o nome de utilizador, caso não o tenham indicado. Coloquem esses dados e carreguem no botão OK para iniciarem o processo de autenticação e o acesso ao servidor.

O FireSSH permite que criem perfis de acesso a diferentes servidores. Estes perfis permitem que guardem credenciais de acesso e outros dados, evitando terem de os estar a memorizar e acelerando o processo de acesso aos servidores. Curiosamente, o FireSSH está preparado para usar chaves RSA/DSA para acesso aos servidores. Estas chaves permitem que com apenas uma frase-chave acedam a todas as máquinas.

Todos estes perfis podem ser exportados ou importados, de e para outras instalações de Firefox. Fica assim facilitado o trabalho de criação de perfis.

As propriedades são as mais básicas e simples possíveis. Definam se pretendem que o FireSSH seja iniciado num novo separador ou se numa nova janela e se ele deve memorizar os dados de acesso. É ainda possível definir se a sessão deverá ser mantida e em caso de quebra de ligação esta deve ser reestabelecida.

O FireSSH tem a particularidade de ter sido desenvolvido apenas para o Firefox 4 e por isso não pode ser usado em versões anteriores. Funciona perfeitamente nas várias versões beta que o Firefox 4 teve.

O FireSSH foi criado pela mesma equipa que desenvolveu o FireFTP, que apresentámos neste artigo de 2010 e que tão útil é.

Testem este cliente de SSH integrado no Firefox nem que seja pela curiosidade de verem uma solução tão alternativa. Se ficarem convencidos então podem colocar de lado o vosso Putty e passem a usa-lo. De certeza que consegue ser tão prático como os restantes clientes!

Artigos relacionados:


Download: FireSSH 0.84.1
Homepage: FireSSH

Exit mobile version