Pplware

Firefox vai começar a bloquear parte do Flash já em Agosto

O Flash é uma tecnologia que todos tentam que desapareça da Internet. Útil para muitos, ao longo dos anos, é actualmente uma fonte de problemas de segurança e de performance.

O Firefox será o próximo browser a iniciar a caminhada rumo à sua erradicação, com o bloqueio de partes do Flash já em Agosto deste ano.

Será com a chegada da versão 48 do Firefox que o começo do bloqueio de elementos Flash vão ter início. Esta versão deverá ser lançada a 2 de Agosto e trará algumas mudanças importantes. É o início do bloqueio do Flash, que em 2017 deverá estar completo.

A mais relevante das novidades anunciadas é a introdução de uma lista de bloqueio de plugins. Esta lista será inicialmente muito reduzida, contendo apenas links para ficheiros Flash SWF que foram identificados como supercookies (cookies difíceis de eliminar) e ficheiros fingerprinting (que percorrem os sistemas e criam impressões digitais únicas para efeitos de rastreamento).

Esta lista deverá crescer ao longo do tempo, com a Mozilla a introduzir gradualmente novos elementos Flash, que são invisíveis para os utilizadores, à medida que estes forem identificados. Com esta medida, a Mozilla espera reduzir em 10% os bloqueios e os problemas de funcionamento do Firefox, conseguindo dar mais estabilidade ao seu browser.

Em 2017, provavelmente em Maio, com a chegada da versão 53 do Firefox, os utilizadores deste browser vão ver todos os conteúdos Flash bloqueados. Estes vão ainda poder ser usados, mas os utilizadores vão ter de indicar quais os que querem que sejam reproduzidos, tendo de clicar neles e autorizando-os. Todos os restantes vão estar bloqueados.

Já a versão 52 irá bloquear todos os plugins NPAPI (Java, Silverlight, etc.), deixando apenas o Flash disponível, mas já aí com bastantes limitações.

Não há ainda uma indicação precisa de quando a Mozilla pretende eliminar de vez o Flash do Firefox, mas o caminho a seguir é sem qualquer dúvida esse. A Google já o tinha iniciado em Setembro de 2015, quando começou a bloquear estes conteúdos no Chrome.

Exit mobile version