Pplware

Firefox quer trocar páginas 404 por páginas do Internet Archive

A Mozilla tem procurado inovar o Firefox e trazê-lo de volta para o lugar que muitos consideram seu por direito. Para isso, tem criado novas funcionalidades que o tornam único e o distinguem da concorrência.

A mais recente novidade, já disponível a todos, quer acabar com as páginas 404, apresentando páginas do histórico da Internet.

Esta novidade é ainda uma prova de conceito e pretende avaliar a sua aceitação na comunidade que se dedica a testar as novidades do Firefox. Lançado no início deste ano e disponível ainda só através do programa de testes Firefox Test Pilot, pretende substituir toda e qualquer falha de apresentação de conteúdos por uma cópia guardada no Internet Archive.

Com esta pequena alteração, é dado aos utilizadores a possibilidade de acederem aos conteúdos, mesmo estando estes indisponíveis de forma directa. A cópia apresentada, mesmo sendo parte do histórico, garante aos utilizadores que conseguem ver o que procuram.

O No More 404s irá analisar todas as páginas que retornarem o código 404 e procurar uma cópia nos arquivos do projecto Internet Archive. Caso exista, esta será preparada e um pequeno alerta será mostrado ao utilizador, questionado-o se a pretende ver.

Esta pequena novidade chegou no final da passada semana e está apenas disponível para os utilizadores do Firefox 48, que também é recente. É a quarta experiência que a Mozilla coloca no Firefox Test Pilot.

Se querem testar esta novidade só precisam de instalar a extensão Firefox Test Pilot e activar este teste. De imediato vai ficar activa a nova opção.

Com estes pequenos testes a Mozilla prepara o Firefox para ser mais adequado aos utilizadores. Muito para além de todas as novas funções de gestão de recursos, este browser quer ter funcionalidades que o destacam da concorrência a este é apenas mais um exemplo.

Exit mobile version