A segurança na Internet é um assunto que cada vez mais preocupa os utilizadores dos browsers, que querem estar protegidos e longe de problemas.
Se a maioria já dá alertas de problemas de segurança aos utilizadores, o Firefox quer ir mais longe e alertar os utilizadores quando estes visitarem sites que foram já comprometidos.
A Mozilla fez um trabalho único ao conseguir devolver ao Firefox as capacidades que muitos lhe reconheceram ao longo dos anos. Está um browser mais rápido, mais eficiente e, principalmente, mais adequado ao que os utilizadores procuram. São várias as novidades que a versão Quantum trouxe, garantindo assim que em pouco tempo poderá recuperar o seu lugar de destaque que sempre teve.
Mas o Firefox quer mais e para isso prepara-se para ter, em versões futuras, a capacidade de alertar os utilizadores sempre que estes visitarem sites que estão identificados como tendo sido comprometidos. Para isso, vai usar informação do conhecido site “have i been pwned?“.
Por agora estes alertas ainda não estão integrados com o Firefox, mas os trabalhos já foram iniciados, sendo possível testá-lo através de uma extensão que está disponível no GitHub.
A ideia é colocar esse código diretamente no Firefox e tê-lo como uma função nativa. Para além do alerta, será possível também subscrever alertas futuros para ter notificações em caso de problemas futuros.
Ainda é cedo para saber quando esta novidade estará integrada no Firefox ou sequer se ela passará para produção neste browser. Tudo dependerá dos desenvolvimentos que forem feitos.
Esta é mais uma prova de que o Firefox quer elevar a sua oferta como browser, fugindo do que concorrência oferece e dando novidades que outros não têm.