Muito para além das melhorias e otimizações que tem feito, a Mozilla quer tornar o Firefox como um browser que está à altura das necessidades dos utilizadores.
Para o conseguir tem desenvolvido novas funcionalidades que o tornam melhor. A mais recente, ainda em testes, irá adivinhar os sites que os utilizadores querem visitar com bases nas suas navegações.
Ainda está longe de ser uma solução final, mas o Advance será uma nova funcionalidade que todos vão poder usar um breve. Esta novidade tenta adivinhar e recomendar páginas web aos utilizadores, que entente ser do seu interesse.
Todas estas recomendações são calculadas pelo serviço Laserlike e vão estar disponíveis numa barra lateral sempre acessível e carregada com temas e sites associados à informação que o utilizador está a consultar, quer com temas similares, quer com informação importante.
Para o conseguir, a Mozilla tem de enviar os dados de navegação para o Laserlike. É com base na análise deste histórico que toda a filtragem será feita e os utilizadores encaminhados para os conteúdos que são do seu interesse.
Como esta é uma área sensível, associada a todas as questões de privacidade e de proteção de dados dos utilizadores, toda a informação destes, que e estão armazenados remotamente para análise, podem ser consultada ou, simplesmente eliminada de forma permanente.
Por agora o Advance está em testes como um Test Pilot, podendo ser testado por qualquer utilizador. Se a sua adesão for elevada e o seu interesse cativar os utilizadores, irá ser promovido e incorporado no Firefox de forma definitiva, para todos os utilizadores poderem usar.
Esta é mais uma das muitas novas funcionalidades que a Mozilla tem desenvolvido no seu browser para que o Firefox cresça e fique adaptado às vontades e necessidade dos utilizadores, levando a que estes abandonem a concorrência e optem pela sua oferta.