Pplware

Esqueceu uma palavra-passe? Use o browser para a recuperar!

As palavras-passe sempre foram uma dor de cabeça para os utilizadores. A segurança que fornecem chocam com a obrigação de as memorizar. Felizmente, os serviços permitem ao utilizador a possibilidade de as recuperar caso as esqueçam, mas será que necessitamos mesmo desse mecanismo?

Há um pequeno truque que pode ser usado e que poucos se lembram na hora de recordar as palavras-passe. Os browsers são nossos amigos e sabem muito!

Sempre que nos esquecemos de uma palavra-passe de um site ou de um serviço web a nossa primeira reacção natural é seguir o sempre presente link “Recuperar password”, mas a verdade é que provavelmente na maioria das situações nem precisamos de o fazer.

Com as funcionalidades de gestão de credenciais que os browsers nos fornecem, é desnecessário este passo. Só temos de saber onde procurar. Tudo está acessível e pronto a ser usado, dentro do seu browser. Veja onde e como pode aceder a todas as palavras-passe que memorizou no seu browser.

 

Se o seu browser é o Chrome

Se o seu browser de eleição é o Google Chrome então tem a vida facilitada. Só precisa de aceder às definições e encontrar a opção Gerir palavras-passe. Esta opção está disponível apenas depois de alargar as Definições para ver as Opções avançadas.

Nessa zona tem acesso a todas as palavras-passe guardadas, com indicação do site, nome de utilizador e palavra-passe. Pode ainda usar a caixa de texto localizada em cima para filtrar o nome do site ou o nome de utilizador.

Para aceder à palavra-passe que quer ver só tem que clicar na entrada respectiva e depois escolher a opção Mostrar.

Para garantir a segurança dos dados o Chrome apenas mostrará a palavra-passe depois do utilizador a colocar na sua conta.

Se preferir usar a Internet

Há uma última opção que os utilizadores têm para visualizar as suas palavras-passe guardadas. Se forem utilizadores do Chrome, a Google disponibiliza um site dedicado às palavras-passe. Acedam a passwords.google.com e vão ter acesso a elas.

Da lista de sites disponíveis têm acesso mais uma vez ao endereço, nome de utilizador e palavra-passe. Só precisam de clicar no campo da palavra-passe e esta será mostrada.

Esta é a opção ideal para quem está sem acesso à sua máquina e quer ver os seus dados. Lembrem-se que é apenas para utilizadores do Chrome.

 

Se o seu browser é o Firefox

Se por outro lado o seu browser de eleição é o Firefox, não existe qualquer problema pois a Mozilla dá aos utilizadores a possibilidade de verem as palavras-passe. Comecem por aceder às Definições do Firefox e depois às opções Segurança.

No separador Segurança vão encontrar a opção Credenciais guardadas. É ai dentro que vão encontrar as palavras-passe que o Firefox tem guardadas e disponíveis para o utilizador.

Da lista apresentada só precisam de escolher o site que querem visualizar e a palavra-passe será mostrada ao utilizador.

Ao contrário do Chrome, o Firefox não vai pedir ao utilizador qualquer autenticação para as mostrar.

Se o seu browser é o Edge ou o Internet Explorer

Os browsers da Microsoft não têm, tal como os demais, uma área destinada à gestão das palavras passe. Delegam esta funcionalidade ao Windows. Para verem as palavras passe guardadas abram o Gestor de credenciais. Basta que escrevam este nome na pesquisa do Windows.

Os dados que procuram estão no separador Credenciais web e estão organizados por endereço do site e nome de utilizador.

Se expandirem qualquer uma destas entradas vão encontrar informações mais detalhadas, entre elas a que procuram, a palavra-passe. Basta que cliquem na opção Mostrar para que a mesma seja tornada visível.

Para verem a palavra-passe vão ter de introduzir a palavra-passe do utilizador do Windows que estão a usar.

Em resumo…

Como podem ver há formas simples de aceder às palavras-passe armazenadas no computador. Caso se esqueçam de uma delas não precisam de ir apressadamente pedir a sua alteração ou reposição.

Esta dica funciona porque os browsers querem maximizar a experiência de navegar e facilitar o acesso a sítios seguros, por outro lado o utilizador tem tendência a permitir que os browsers gravem estas palavras-passe… para o bem ou para o mal!

Exit mobile version