O Opera sempre foi um browser presente na Internet e com intenções de se bater de igual para igual com a concorrência. A empresa que o cria e mantém está agora a ponderar ser vendida… e tudo graças a mais um período de perdas elevadas.
A situação económica da Opera Software não é, neste momento, saudável e está a atravessar uma fase muito complicada, sem que consiga atingir os seus objectivos financeiros.
Os lucros da empresa mantiveram-se positivos, mas sem que tenham conseguido atingir o patamar esperado, ponderando-se agora uma revisão das metas para o ano de 2015.
Esta é uma situação que se tem vindo a arrastar desde o início do ano e, por isso, a empresa começa agora a ponderar algumas medidas para que consiga recuperar a posição que teve no passado.
Entre essas medidas está a possibilidade de venda da Opera Software ou a criação de parcerias com outras empresas, num modelo ainda por definir.
Mesmo com estas medidas a serem ponderadas, a Opera Software já veio garantir que nenhum dos serviços que tem disponíveis, entre eles o Opera, browser pela qual é mais conhecida, não vão ser afectados e tudo se deverá manter da mesma forma.
É curiosa a posição agora ponderada pois a Opera Software realizou esta semana a compra da Bemobi, uma empresa da América Latina, do sector de aplicações móveis e jogos. A compra foi avaliada em 139,5 milhões de dólares.
Para que a Opera Software se mantenha livre e com a mesma estrutura, é necessário que os valores de lucro aumentem mais e que as perspectivas de crescimento se mantenham elevados, garantindo assim que os investidores continuam interessados na empresa.