Actualização deste tema no final do artigo
Não será necessária qualquer extensão de terceiros para que o utilizador da nova versão do browser da Microsoft possa, nativamente, bloquear os anúncios indesejados.
O Edge junta-se assim ao Opera na guerra contra a publicidade online… ou afinal não.
No início deste mês, a Opera Software anunciou que a nova versão do seu browser iria incluir, de forma nativa, um bloqueador de publicidade com o objectivo de melhorar a experiência de navegação na Internet por parte dos seus utilizadores.
Segue-se a vez da Microsoft e do seu browser Edge
Não foi feito propriamente nenhum anúncio oficial por parte da Microsoft, contudo, ontem, durante a Build 2016, o site ZNet reparou num slide onde a empresa mostra que serão criados recursos de bloqueio de anúncios no navegador. Esta alteração deverá aparecer já na próxima versão.
Com esta revelação, a Google passa a ser uma das poucas empresas que parece não estar a investir num bloqueador de anúncios online próprio, mas que, ainda assim, tem disponíveis dezenas de extensões que o permitem fazer.
A publicidade é uma das grandes fontes de rendimento de muitos sites e são já muitos os que não permitem o acesso a quem tem activo qualquer bloqueador de anúncios.
Volta-se a colocar a questão: Será que todos os sites vão sobreviver perante esta guerra aberta à publicidade online?
ACTUALIZAÇÃO:
A Microsoft já emitiu um esclarecimento e anunciou que não tem qualquer plano para incluir um bloqueador de anúncios no Edge. Este papel deverá caber a quem desenvolve extensões, que estão agora a chegar ao Edge.
We are not building a native ad blocker within MS Edge, but we will support third party ad blockers like AdBlock and AdBlock Plus
— Jacob Rossi (@jacobrossi) 31 de março de 2016