A última build do Windows 10 Mobile trouxe muitas novidades a nível do software. Uma delas foi a presença de mais uma versão do Edge (ou Project Spartan), o novo browser que a Microsoft está a criar.
Agora que está disponível, de forma mais estável e com outros predicados, pode começar a ser testado e avaliado de forma profunda.
Os primeiros testes começam agora a surgir e mostram uma melhoria significativa, principalmente ao nível do HTML5.
A evolução que este browser vai trazer para as plataformas onde o Windows 10 vai correr será o factor necessário para que os utilizadores voltem a preferir as propostas da Microsoft para navegar na Internet.
Esta é a esperança da Microsoft e por isso tem procurado melhorar o seu novo browser para que esteja capaz de ser melhor que a concorrência, não apenas ao nível das funcionalidades mas também ao nível dos seus componentes de core.
Com a chegada da Build 10080 o Edge passou a ser o browser que o sistema usa, tendo o Internet Explorer mantido-se presente e utilizável na mesma.
Um dos mais básicos testes que podem ser feitos, e que revelam a capacidade de lidar com as novas tecnologias, é a do HTML5.
Os testes realizados a este novo browser revelam que está melhor, com novas capacidades a este nível e que os testes estão a apresentar valores mais elevados, o que corresponde à presença de melhorias. A última versão do Edge para Mobile está a apresentar um resultado de 389.
Se os valores do Edge estão mais elevados nos teste de HTML5 a surpresa pode estar também no outro browser que está presente no Windows 10 Mobile.
O Internet Explorer foi também exposto a esses testes e, estranhamente, conseguiu resultados superiores ao Edge, com 390 pontos. É apenas um ponto de diferença, mas revela que estes browsers estão muito equiparados, provavelmente com uma base comum, e a melhorar a olhos vistos.
Os valores anteriores rondavam os 360 no teste html5, o que revela uma melhoria destas novas versões.
O Edge será um browser que irá desafiar a concorrência e que irá fazer estragos nos números de utilização quando estiver disponível para os utilizadores.