Pplware

Edge poderá um dia controlar sozinho o acesso ao modo anónimo

O modo anónimo nos browsers veio trazer aos utilizadores uma camada adicional de privacidade, escondendo as suas navegações de olhares alheios e mais curiosos.

Se até agora este modo tinha de ser ativado pelos utilizadores, a Microsoft quer mudar isso e dar ao seu browser inteligência adicional e passar-lhe o controlo sobre o acesso ao modo anónimo.


Já todos usámos o modo anónimo num browser, quer para esconder o acesso a um site mais estranho quer para manter algum do anonimato que não conseguimos na versão normal do nosso browser favorito.

Este é um modo que consegue ter várias funções, todas adaptadas ao desejo dos utilizadores, mas que obriga a que exista uma intervenção manual dos utilizadores, quer para o ativar, quer para o terminar. Uma nova patente da Microsoft quer mudar isso e automatizar o processo de lançamento deste modo.

Segundo a descrição dessa patente, o Edge, ou outro browser da Microsoft, poderá detetar o acesso a um site identificado como sendo para ser acedido em modo anónimo e este, sem qualquer intervenção, irá comutar para o modo anónimo, protegendo o utilizador, e regressando ao modo normal sempre que se aceder a outros sites.

Acaba por não ficar claro na descrição da patente como é que será feita a deteção dos sites em que o modo anónimo deverá ser usado e nem como é alimentada essa mesma lista.

Esta poderá ser controlada pela Microsoft ou, simplesmente, ser alimentada pelos utilizadores, ficando individualmente guardada no próprio browser, garantindo a privacidade de cada utilizador.

Esta é ainda apenas uma ideia e uma patente, não existindo qualquer ideia de quando será implementada no Edge ou se sequer chegará algum dia a ver a uma aplicação prática. A Microsoft garante assim para si uma ideia que apenas ela poderá explorar no seu browser.

Exit mobile version