O Edge, o browser da Microsoft não tem, nas plataformas móveis, uma expressão significativa. Ainda assim, a Microsoft desenvolve e traz novidades a esta sua proposta.
A mais recente tenta combater uma praga que afeta a Internet, as Fake News. Com uma integração com o NewsGuard, passa a haver alertas quando os sites visitados não forem de confiança.
Todos já se depararam com notícias que parecem perfeitas e com informação que, aparentemente, é válida e real. Atrás desta capa de verdade, estas são falsas e pretendem propagar informação falsa e contraditória. É nesta base que as Fake News resistem e se espalham.
A luta da Microsoft contra as Fake News
A Microsoft quer ajudar a combater este flagelo e por isso deu ao seu Edge, nas plataformas móveis a integração com o NewsGuard. Este serviço pretende garantir a veracidade da informação e alertar para os sites que propagam mentiras.
A mais recente do Edge conta agora com uma notificação que garante que os sites visitados são confiáveis e que a informação partilhada não é falsa ou Fake News. Esta informação é mostrada logo na barra de endereço, de forma bem visível para o utilizador.
Com esta inclusão no Edge, a Microsoft dá um passo inegavelmente importante ao tratar de forma direta este problema. Garante aos utilizadores uma ferramenta nativa e integrada no browser porque não têm de adicionar mais nada.
O Edge pode em breve ter esta novidade no desktop
Mostra também, de maneira idêntica, que poderá dar o mesmo passo na versão desktop. Até agora estava disponível como um extra no browser, mas poderá também ser integrado de forma direta. Provavelmente esta novidade surgirá em breve e para todos os utilizadores do Edge.
Com a força com que as notícias falsas crescem e a sua cada vez maior importância, importa ter este tipo de ferramentas. Ajudam a filtrar o que não é real e a alertar para os sites que se alimentam desta praga.