As ferramentas que usamos no dia a dia devem estar preparadas para garantir a melhor utilização. Devem estar configuradas para serem eficientes e intuitivas, oferecendo o mínimo de resistência ao utilizador.
O Chrome, como ferramenta inegavelmente essencial tem de seguir estas regras. Há por isso algumas melhorias que podem ser aplicadas. Hoje explicamos como podem bloquear o download de vários ficheiros em simultâneo no Chrome.
Por omissão, o browser da Google apenas permite que seja descarregado 1 ficheiro de cada vez de cada site. Isto pretende garantir alguma segurança e proteção ao utilizador. Existem, no entanto, cenários em que esta não uma necessidade.
Aceder às definições do Chrome
A definição padrão deste browser é questionar o utilizador, o que se pode tornar maçador. Para bloquear isso, precisam de aceder às Definições do Chrome (chrome://settings/) e avançar para a área das opções Avançadas.
Aí dentro, devem aceder à zona Privacidade e segurança. De entre as muitas opções, devem escolher a que tem o nome Definições de sites. É aqui que alteram as definições gerais de como o Chrome interage com os sites.
A área de transferências automáticas no browser
Em Definições de sites procuram a opção Transferências automáticas.
Esta área das configurações tem à cabeça a opção que procuram. Esta deverá ser alterada para o valor em que não permite que estes downloads sejam feitos. Basta desligar a primeira opção, conforme é apresentado na imagem.
Adicionar sites para downloads simultâneos de ficheiros
Claro que existem situações e sites em que isso é necessário. O browser da Google tem mecanismos que permitem identificar e autorizar esses sites. É também nesta zona que devem fazer essa configuração.
Para tal basta que carreguem no botão Adicionar na área Permitir. Será apresentada uma caixa onde devem definir o site que querem adicionar. Só precisam, portanto, de colocar o endereço. Podem, todavia, adicionar vários sites.
Esta é uma opção que vem certamente reforçar a segurança do Chrome. Em vez de estarem sempre a ser questionados, o Chrome simplesmente vai bloquear os downloads e garantir que não surgem ficheiros indesejados.