Sendo já um formato padrão e muito usado, os PDFs têm ganho um lugar especial nos browsers. É, muito provavelmente, uma das mais usadas formas para partilhar documentos na Internet e isso leva a que estes tenham leitores integrados.
O Chrome desde o seu lançamento que tem presente uma solução que dispensa qualquer outra app para os abrir. Agora, este leitor de PDFs foi melhorado e está pronto a ser usado. Veja assim como ativar e usar o redesenhado leitor de PDFs do Chrome.
Um novo leitor de PDFs no Chrome
Apesar de disponível, o leitor de PDFs do Chrome era muito básico. Não permitia muitas das funcionalidades que encontramos já nas apps mais simples e dedicadas a este fim. Falamos de algo tão simples como ter acesso ao índice ou às miniaturas.
Por isso a Google melhorou o que o Chrome oferece e dá-lhe agora algumas das muito esperadas funcionalidades. Apesar de presentes, estas devem ser ativadas antes de poderem ser usadas, tal como acontece com muitas das novidades.
Ativar esta melhoria é muito simples
Acedam por isso a chrome://flags e depois coloquem na caixa de pesquisa o texto PDF Viewer Update. Devem mudar a opção presente de Default para Enable. Devem, depois dessa mudança, reiniciar o browser, carregando no botão Relaunch.
Quando o browser voltar a abrir, podem de imediato começar a usar o novo leitor de PDFs no Chrome. Qualquer PDF que escolham, vai ter agora um conjunto de novidades, a somar às que se conheciam e nos habituámos a usar.
Todas as novidades ficam logo disponíveis
De imediato temos acesso às miniaturas ou ao índice de capítulos, mas há mais. Temos também a possibilidade fazer zoom, de rodar os PDFs ou ajustar a uma página por ecrã. Claro que todos estes elementos podem desaparecer e ficar com o PDF a ocupar o ecrã todo.
Ativem esta novidade, que chegou com a última atualização do Chrome, e conheçam tudo o que a Google criou. É uma melhoria importante e que traz a este browser ainda mais capacidades, desta vez nos PDFs e na sua leitura.