Pplware

Descoberta string de texto que compromete o Chrome no OSX

Os browsers são elementos essenciais nos computadores e dispositivos móveis hoje em dia. A sua função é abrir-nos a porta para a Internet e dela retirarmos tudo o que precisamos.

Por vezes surgem nestes softwares situações quase inexplicáveis e que levam a que deixem pura e simplesmente de funcionar, sem uma razão lógica ou até uma explicação plausível.

É precisamente isso que está agora a acontecer no Chrome, na versão OSX. Uma simples string de texto leva a que browser deixe de funcionar.

Esta situação foi reportada no final da semana passada nos fóruns de suporte do Chromium, e dá conta de um problema singular no Chrome.

Uma simples string de texto, perfeitamente identificada e colocada na queixa feita, leva a que a versão OSX do Chromium apresente um crash, que pode levar a que o separador em causa deixe de responder ou até que o próprio browser deixe de funcionar.

Essa mesma string quando testada no Safari ou no Firefox no OSX não apresenta qualquer problema e as versões Windows e Linux do Chrome estão imunes ao problema que a string produz na versão OSX.

What steps will reproduce the problem?

1. Any page with [EDITADO] will crash the chrome tab on a Mac

2. Just create any dummy page with the unicode characters, and the Mac Chrome tab will crash hard

What is the expected result?

Expect it not to crash

What happens instead?

It crashes

Alguns testes posteriores, e que são confirmados por outros utilizadores do Chrome no OSX revelam que esta situação não é constante e que pode acontecer apenas em alguns momentos. Nem sempre a presença da string de texto consegue causar o problema descrito no Chrome.

A string que causa o problema pode ser vista abaixo e não aparenta ter qualquer problema. A causa está provavelmente na codificação ou na ausência de uma qualquer fonte.

Ao visualizar uma página web com esses caracteres o utilizador do Chrome vai ver apenas 13 quadrados e poucos segundos depois o separador apresentará um crash.

A Google está ciente do problema e dentro de dias deve apresentar uma solução para o caso, eliminado de vez o problema.

Se quiserem testar se o problema afecta o vosso Chrome, que tem de estar a correr num Mac, basta que acedam a este tweet ou a esta página Web.

Tal com o investigador que descobriu o problema revelou, este pode ser uma falha que pode ser explorada por qualquer um, bastando publicar via gmail ou via hangouts o texto em causa e assim causando problemas nos browsers dos visados.

Algum dos nossos leitores está a ter problemas com esta pequena string de texto?

Exit mobile version