Antes de mais, queria agradecer ao nosso leitor Red_Acid pela dica! Ainda ontem vos falei de como instalar o Firefox 3.6 no vosso Ubuntu, no entanto, e porque naquele processo se tratavam de builds diárias (ou seja, a última novidade, mas não estável), decidi mostrar-vos como instalar a última versão estável do Firefox, e de mais software da Mozilla, como o Thunderbird e SeaMonkey.
Este método de que vos vou falar irá possibilitar a instalação no vosso Ubuntu da última versão estável do Firefox, Thunderbird e SeaMonkey, para que não tenham que esperar que a Canonical a actualize nos repositórios oficiais, o que é um processo demorado, para garantir que não existem quaisquer bugs e a integração dos mesmos no vosso Sistema Operativo é a melhor.
Para o Ubuntu Jaunty e Karmic (9.04 e 9.10): (para as versões anteriores têm um link mais em baixo) Vou abordar aqui o processo de instalação pela consola/terminaç, pois é mais rápido, mas podem fazer estes passos através de ambientes gráficos.
echo -e "\ndeb http://downloads.sourceforge.net/project/ubuntuzilla/mozilla/apt all main" | sudo tee -a /etc/apt/sources.list > /dev/null
Com este comando adicionam o repositório.
sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com C1289A29
Com este comando autenticam o repositório que adicionaram.
Agora podem escolher manter-se no terminal e escrever:
sudo apt-get update
ou abrir o Synaptic, actualizando o software disponível (para aparecer o firefox-mozilla-build, thunderbird-mozilla-build e seamonkey-mozilla-build)
No terminal, para instalar o Firefox, escrevam o seguinte:
sudo apt-get install firefox-mozilla-build
ou no Synaptic, procurar pelo firefox-mozilla-build e instalar.
No terminal, para instalar o Thunderbird, escrevam o seguinte:
sudo apt-get install thunderbird-mozilla-build
ou no Synaptic, procurar pelo thunderbird-mozilla-build e instalar.
No terminal, para instalar o SeaMonkey, escrevam o seguinte:
sudo apt-get install seamonkey-mozilla-build
ou no Synaptic, procurar pelo seamonkey-mozilla-build e instalar.
Aproveitem então agora o novo software Mozilla já disponível no vosso Ubuntu!
Nota: Para versões 64bits vejam esta secção no site do projecto Ubuntuzilla na SourceForge.
Nota 2: Este método substitui os atalhos do firefox original para a nova versão, pelo que não têm de alterar nada para usar a nova versão.
Nota 3: Para desinstalar, desinstalem os pacotes que instalaram, ou seja, firefox-mozilla-build e/ou thunderbird-mozilla-build e/ou seamonkey-mozilla-build.
Para mais informações, incluindo o processo de instalação noutras versões do Ubuntu, vejam no site do projecto Ubuntuzilla.