O Chrome é cada vez mais uma ferramenta imprescindível em qualquer computador. Já não é apenas um browser, mas assume o papel de várias outras ferramentas, entre elas, até um gestor de passwords.
Algo que não existia era uma forma simples de exportar palavras-passe, mas isso agora mudou e finalmente temos acesso a elas.
Gerir as palavras-passe que usamos na Internet tem vindo a ficar mais fácil com o passar do tempo. Os browsers assumem já um papel de guardião desta informação e, protegem estes dados aos utilizadores.
Claro que assim que necessitamos destas chaves de acesso, o browser serve-as, sem termos de inserir qualquer dado.
Como exportar palavras-passe no Chrome
O primeiro passo que devem dar para poderem aceder à opção de exportação de passwords é ativá-la na zona de flags do Chrome. Para isso comecem por aceder a about://flags no Chrome, colocando esse endereço na Omnibar.
Depois devem encontrar a opção Password export. Esta deverá estar com a opção Default ativa, devendo ser mudada para Enabled.
Esta alteração vai fazer surgir a mensagem que devem reiniciar o Chrome para que a nova flag seja assumida.
O passo seguinte é então o carregar no botão Relaunch Now para que o browser reinicie e as alterações sejam assumidas.
Agora que a nova opção está ativa no Chrome, o passo a ser seguido é o acesso às Definições do Chrome. Aí dentro devem procurar a opção Manage passwords. Esta escolha dará acesso à lista de passwords, ainda que não visíveis.
Agora que têm acesso à lista de passwords, é hora de as exportarem num formato que podem usar.
Para isso devem carregar no menu existente (três pontos verticais junto às passwords) e escolher a opção Export passwords.
O processo de exportação é agora iniciado e, por isso, é apresentada uma mensagem de segurança, a indicar que as passwords vão passar a estar disponíveis e fora da proteção do Chrome.
Há ainda a necessidade de colocar a password da conta do utilizador para avançar, da mesma forma que o fazem quando querem visualizar uma password.
De seguida deverão indicar o local e o nome que querem para o ficheiro CSV onde as passwords vão ser guardadas.
O formato dos dados será o mesmo que é apresentado no Chrome, tendo o nome, o URL, o username e a password.
Podem fazer esta exportação na maioria das plataformas onde o Chrome está disponível. Procurem então esta opção no Windows, macOS, Linux, Chrome OS ou Android.
Esta novidade vai em breve estar ativa para todos no Chrome, sendo agora necessário ativá-la desta forma. Lembrem-se também que ao exportar estas passwords, vão passar a tê-las acessíveis no vosso computador.