A guerra dos browsers tem anos e mostra que os utilizadores ainda têm uma palavra a dizer na hora de escolher a sua ferramenta de eleição para navegar na Internet.
O mais famoso de todos e também o mais usado, é o Internet Explorer. Mas este domínio está prestes a ser quebrado e o Chrome pode muito em breve assumir o papel que todos esperam que lhe seja dado. O Chrome está prestes a ultrapassar o Internet Explorer e a tornar-se o browser mais usado na Internet.
Há muitos anos que o Internet Explorer assumiu a liderança no top dos browsers mais usados. As suas diferentes versões continuam a dominar a Internet e a chegada do Edge, que acompanha o Windows 10, veio ajudar a cimentar essa liderança.
Mas a verdade é que os últimos meses têm mostrado uma regressão no que toca a este domínio, o que tem sido aproveitado pelo Chrome para crescer e para conquistar mercado e utilizadores.
Os números actuais mantêm o IE no topo, somando os valores de todas as versões, com 44,79% de quota de mercado. Imediatamente a seguir, e com um crescimento constante, vem o Chrome, que conquistou já para si 33,56%.
A estimativa e que se sustenta com o manter dos padrões registados nos últimos meses, é que o Chrome consiga ultrapassar o IE (e o Edge) já em Maio deste ano. Dentro de 2 meses tudo pode estar diferente e a Google poderá finalmente comemorar a conquista da liderança do mercado dos browsers.
Esperava-se muito mais do Edge, o browser que foi criado para conseguir limpar a image do Internet Explorer e que acabou por se revelar pouco aceite pelos utilizadores, mesmo sendo o browser padrão do Windows 10.
Ainda falta algum tempo para se comprovar esta estimativa, mas o mais provável é que se venha a concretizar e que o Chrome ultrapasse finalmente o IE e que se assuma como o browser mais usado da Internet.